sábado, 23 de janeiro de 2010

20 Anos do Bowl de Urussanga

O bowl de Urussanga, construído em 1989, é uma pista em forma de 8 com um banks de 1,80 m que se conecta através de um canyon a um bowl de 3,10 m de altura com 10 cm de vertical.


Vista geral do bowl de Urussanga

Foi construído em uma época em que o skate vertical (half-pipes) era a modalidade mais importante do skate.

Skatistas como Lindino “Fofo” Benedet, Rafinha Jorge, Henrique Becker, Emerson Brás, Realdo Biz, Mauricio Boff e Christian Rosa marcaram esta primeira grande fase do bowl com suas linhas de half-pipe recheadas de aéreos e inverts, uma vez que as manobras de borda ainda não eram tão desenvolvidas na época, e o bowl ainda não tinha coping.


1989 - Maurício Boff - Frontside Grind

Com o início dos anos 90 e o conhecido declínio do skate vertical, alguns desses skatistas migraram para o surf enquanto outros migraram para o street, mas os campeonatos do bowl mantiveram a chama do vertical acesa na região. O primeiro campeonato aconteceu em 1991, com a presença de Tio Liba, Rogério Mancha, Minhoca, César Gyrão, Maurício Chileno, e depois em 1993 junto da primeira Festa do Vinho, tradicional de Urussanga. A partir daí os campeonatos do bowl passaram a acontecer todos os anos, se transformando assim no evento mais tradicional do skate de SC, que já acontece a 15 anos consecutivos.


1998 - Rafinha Jorge

Em 1994 o skatista de Urussanga Thiago Maragno e o criciumense César Gyrão, com forte apoio da Prefeitura de Urussanga, conseguiram organizar um campeonato profissional no bowl, trazendo toda a equipe da CBSk e nomes de peso do skateboard nacional como Lincoln Ueda, Marcelo Kosake, Digo Menezes, Cristiano Matheus, Dalton Pig, Franco Zaniollo, Nilton Urina, Mauro Mureta, João Amin, Álvaro Porquê, entre outros. Para a ocasião, o bowl passou por uma reforma onde foi colocado o coping de ferro galvanizado.

Este campeonato foi um marco na história do skate de SC, pois o nível de skate que foi apresentado alí permaneceria para sempre na memória de todos os presentes. Quem poderia esquecer do primeiro 540 executado no bowl por Digo Menezes, ou dos very varials do Kosake, dos stale fishes do Franco, ou dos body jars do Ueda? E para coroar o final de semana perfeito, o Brasil ganhou o Tetracampeonato mundial de futebol nos EUA, e todos os competidores e a família skateboard comemoraram juntos naquela noite histórica, perdidos na cidade de Urussanga.


2007 - Pedrinho Barros

A partir daí, todos os anos a equipe da Nugais, que organiza os campeonatos, se esmerou em trazer um profissional para dar apresentação no evento e desta forma divulgar o campeonato do bowl e ajudar na evolução do esporte. Nomes como Álvaro Porquê, Denis Buiú, Franco Zaniollo, Mizael Simão, Marcelo Kosake, Miguel Catarina, Léo Kakinho, Allan Mesquita, Vitor Simão, Marco Cruz, Eduardo Braz, Daniel Kim e Biano Bianchin já se apresentaram nos eventos do bowl.

O Kosake foi um dos que mais vezes se apresentou e já virou sócio de carteirinha do bowl de Urussanga. Quem poderia esquecer dos seus gigantescos ollie one foot to fackie, de 2 m de altura, na apresentação de 1999? Ou da vez em que ele varou o canyon do bowl de ollie de front no ano 2001. Manobras que a pista não esquece.


2009 - Murilinho Bio - Back Air

Mas o mais importante é que esses eventos fizeram nascer uma nova geração de skatistas da modalidade vertical e, assim, passar o legado do skate vertical dos anos 80 a uma nova geração, que apenas conhecia o street, e dessa forma não deixou o skate vertical catarinense morrer. Nomes como Cássio Damiani, Marcello Pelado, Marcos Camelo e Pedro Barros hoje em dia representam o estado competindo em eventos da modalidade vertical Brasil afora, contra nomes como Ronaldo Bobinho, Carlos Niggli, Martin André, Sorriso, Murilinho, Dan César, entre outros.

Nos anos 2000 o campeonato do bowl de Urussanga se consolidou, atraindo cada vez mais público e competidores. As fotos estão aí para comprovar. Nos dois últimos eventos (2008 e 2009) também foram incluídas as modalidades Master, Grand Master e Legend para incentivar os skatistas Old School a competir e evoluir seu skateboard, tornando o evento uma confraternização ainda mais abrangente.

Vale mencionar a importância da marca Nugais, que nasceu do sonho de dois amigos skatistas de montar uma marca para fazer o skateboard de Urussanga bombar através dos campeonatos, dos produtos e da equipe de atletas. E essa família que se formou é responsável pelo alto nível do skateboard do bowl de Urussanga, dos campeonatos e de seus atletas, a equipe Nugais Brothers Forever.


Público presente no último evento

Foram tantos eventos que fica difícil lembrar em ordem cronológica quem ganhou em determinado ano, ou qual profissional se apresentou. Mas, além das lembranças, ficam as amizades constituídas, as manobras executadas, as linhas elaboradas, os churrascos, as vitórias, as equipes e a evolução do skateboard, que tem uma dívida imensa com o bowl de Urussanga, neste ano em que ele completa 20 anos de existência.

Parabéns a cidade de Urussanga, que apostou no skateboard e soube valorizar a prata da casa, ou seja, seus atletas. Muito obrigado, Bowl de Urussanga, por esses 20 anos de muito skateboard.

"Quero agradecer ao Maurício por nos ceder para divulgação esse belíssimo relato, que documenta de uma forma emocionante, 20 anos de história do Skate Catarinense" - Marcos Bollmann.

Por: Mauricio Boff
Fotos: Arquivo Pessoal

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário