terça-feira, 9 de março de 2010

Galeria Choque Cultural

A Galeria Choque Cultural apresenta duas individuais a partir de 6 de março.



Presto faz a segunda individual, mostrando uma grande instalação no porão da galeria, com um painel de 320 x 150 cm, além de outras pinturas sobre tela e madeira. Já o curitibano Rafael Silveira faz sua primeira individual em São Paulo e estreia no time de artistas representados pela galeria, trazendo suas pinturas pop surrealistas em telas.

Presto (aka Márcio Penha), estudou na Escola Carlos de Campos, berço de muitos artistas que se consagraram no graffiti paulistano, como Speto, osgemeos e Onesto entre outros. Começou a pintar nas ruas em 1996 e, desde então, desenvolve um imaginário próprio, formado por figuras fantásticas e uma caligrafia rebuscada, quase abstrata.

Presto mistura surrealismo com cartoon e cria um universo pop e carismático. Ele também vai buscar referências em nomes, como Fernando Gonzales, Laerte, Angeli, Don Martin e Moebius. O desenho e a pintura de Presto são muito delicados e seus suportes são escolhidos, construídos, destruídos e reconstruídos com maestria. Telas envelhecidas, madeiras desgastadas, lona de caminhão e metal enferrujado se transformam no background perfeito para o artista colocar seus coloridos personagens de cartoon.

Pela primeira vez na Choque Cultural, Rafael Silveira mostra seus trabalhos a óleo com grande influência do underground comix e de revistas das década de 50 e 60, além do rock e do jazz. Silveira começou no final dos anos 80, ainda criança, e já apresentou quadrinhos em fanzines e revistas independentes de todo o Brasil, chegando a publicar um HQ pela editora americana Dark Horse.

Em meados de 2000, se volta para a ilustração e seu trabalho chegou a circular por algumas das principais revistas brasileiras como Superinteressante, Bizz, VIP, Época, ganhando inclusive o Prêmio Abril de Jornalismo. Ilustrou também campanhas publicitárias e materiais promocionais no Brasil e Europa, muitos deles premiados (três vezes prêmio Max Feffer de Design Gráfico, Revista Archive, Festival de Gramado).

Desde 2004 começou a pintar a óleo. Suas pinturas já passaram por galerias dos principais centros brasileiros e também nos EUA. No final de 2007, um livro compilando o melhor de seus trabalhos foi lançado pela editora Arte e Letra: “Mulheres, Chapéus Voadores e Outras Coisas Legais”. Em 2008 assinou a série de pinturas que ilustra o novo álbum do grupo Skank, uma das maiores bandas do Brasil, e lançou o seu segundo livro: “Pop Surreal”, também pela Arte e Letra.

As duas exposições individuais ficam em cartaz na Choque Cultural até 14 de abril.

Presto e Rafael Silveira
Choque Cultural
6 de março a 14 de abril de 2010
Abertura: 6 de março, das 16h00 às 20h00
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h00 às 19h00
Livre

Por: Divulgação

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário