Em 2007 as aulas de skate faziam parte do currículo da Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos do Bom Sucesso, em Alverca, mas o espaço que foi um sucesso em 2007 – apresentado como um projecto pioneiro pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – está agora ao abandono.
O skate park de Alverca do Ribatejo, instalado na Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos do Bom Sucesso – que foi apresentado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira como um projecto pioneiro em 2007 - está degradado e encerrado há vários meses.
O município, responsável pelo parque, foi um dos primeiros a nível nacional a proporcionar aos jovens aulas de skate no desporto escolar. Em vez de ginástica ou basquetebol. A modalidade chegou a estar integrada no currículo da escola. Os monitores do Radical Skate Club foram professores radicais. A autarquia estabeleceu um protocolo com o clube que semanalmente ensinava aos alunos os truques da modalidade. O espaço chegou a ser frequentado por 30 crianças e jovens por dia.
O espaço, mesmo ao lado do ginásio, está hoje ao abandono. Actualmente os passeios que dão acesso à estrutura estão destruídos e os próprios equipamentos apresentam sinais de degradação. A vegetação já invadiu parte do espaço que apresenta também o piso irregular e com fendas.
O presidente da Junta de Freguesia de Alverca, Afonso Costa, foi parco em palavras a O MIRANTE para explicar a situação e remeteu responsabilidades para a câmara municipal. “Já por várias vezes os alertei para o estado de degradação do espaço”, afirmou.
O nosso jornal entrou em contacto com a câmara municipal para obter mais esclarecimentos sobre esta matéria mas nenhuma resposta nos foi enviada até à data de fecho desta edição. Em Março de 2007 os planos da autarquia passavam por alargar a oferta da prática da modalidade à cidade de Vila Franca de Xira, como confirmou na altura a vereadora da educação, Conceição Santos. A vereadora considerava então que o parque cumpria também uma função social.
Conceição Santos referia ainda que este era um espaço aberto à comunidade. Actualmente muitos jovens lamentam o facto do recinto estar fechado e de a escola nunca o abrir mesmo quando há quem pretenda utilizá-lo. Nem para realizar a reportagem os jornalistas foram autorizados a entrar. A direcção da escola foi questionada sobre esta matéria, mas não deu qualquer explicação até ao fecho de edição.
“As pessoas do Bom Sucesso e de Arcena não existem para os políticos. Não querem saber de nós. Já tentámos falar com o presidente da junta várias vezes mas nunca obtivemos respostas”, critica Fernando Lima, skater de Alverca.
Para outro skater, Bruno Filipe, é mau sinal que o parque esteja fechado. “Os funcionários da escola nunca deixam visitar o espaço nem andar por lá com os skates. Se abrissem o espaço às pessoas os próprios jovens teriam o cuidado de o recuperar e decorar”, critica. Bruno Filipe foi um dos jovens que chegou a aprender a andar de skate naquele espaço há alguns anos. “O que muitas vezes fazemos é andar de skate pelas ruas e em algumas praças da cidade, aproveitando os lancis dos passeios e os bancos”, confessa Mauro Almeida, jovem de Alverca.
Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário