segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pistas Públicas: Pelo Skate ou pelo Dinheiro?


Presta bem atenção no que está acontecendo:

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Virou mais uma opção de investimento para todos a construção de pistas de skate, resta saber se é pelo skate ou pelo dinheiro.


Minas Gerais entrou na rota de construções de pistas públicas, surgem a cada semestre a noticia de projetos liberados e obras que serão executadas para construção de Skate Parks. Contudo, como acontece normalmente em nosso grande Brasil, acabamos sem entender o porque das construções. 
 Quando imaginamos que é o reconhecimento do poder publico em relação ao crescimento do número de skatistas, na verdade o que vemos após a inauguração é o total abandono e descaso.

A Pista de Skate do Barreiro em Belo Horizonte é um dos exemplos do estamos falando nesta matéria, lá tem uma pista antiga abandonada. Foi construída uma segunda (2º) a poucos metros, e esta que estava em uso, foi alvo de uma tentativa de reforma. Fruto de uma parceria entre o setor privado com a Prefeitura de Belo Horizonte. No ano de 2011 a PLANET GUETO cogitou fazer um campeonato na mesma, o que não ocorreu devido ao alto índice de criminalidade no local.

Vejam como a pista ficou semanas após a conclusão das obras:


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A prova esta nas imagens e quem mora na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pode ir até lá e verificar como a situação e vergonhosa e precária.
Quem tem interesse pelo esporte como um todo, no caso o skateboard, deve fazer algumas perguntas:
  1. As construções de pistas são fruto de reuniões com skatistas, associações, federações e confederações? Todos são ouvidos? Tudo é anotado? Todas as categorias que precisam de pista pública para campeonatos e evolução do esporte são levadas em consideração?
  2. Os órgãos públicos possuem pessoas devidamente capacitadas para supervisionar as obras? Antes da conclusão e entrega das obras, o local é periciado, aferido, verificado por quem é capaz não apenas de atestar a qualidade do material usado, mas também se ali o esporte poderá ser praticado?
  3. Existem contratos de manutenção preventivos e corretivos em vigência para cada ano ou períodos contratado? Os contratos são fiscalizados por pessoas capacitadas, ou seja, por skatistas, associações ou federações com gente qualificada?
  4. Pistas públicas precisam de iluminação, banheiros, bebedouros, segurança, etc.? Ou algumas regrinhas como o uso do capacete resolve?
 
Ou nos mobilizamos para cobrar, ou veremos o que acontece em todo lugar do Brasil acontecer debaixo dos nossos pés. O Barreiro em BH, não esta sozinho
Fotos: Tiago Antunes "Picomano"
Texto: Planet Gueto
Fonte: PLANET GUETO

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