domingo, 30 de agosto de 2009

Skate e Sustentabilidade

Skate e Sustentabilidade
Sustentabilidade é uma palavra da moda. Todo mundo fala, escreve mas poucos a colocam em prática.

Sustentabilidade significa você usar os recursos hoje, pensando no futuro, para que as próximas gerações possam desfrutar destes recursos.

O que fazemos hoje é esbanjar os recursos, pra tirar deles o máximo possível, não se preocupando com o que venha acontecer com as gerações seguintes. Isto cabe inclusive ao universo do skate.

Mega-eventos preocupados só em estampar marcas, formar novos consumidores e transformar arte, música e skate num grande circo são ações não-sustentáveis.

Sustentabilidade significa levar a essência ao conhecimento de todos e com ela identificada, fazer o mundo melhor.

Dois caras no skate são exemplo disto: Cris Fernandes e Masterson Magrão.

Cada um deles usando de seus recursos, cada um deles dando o gás necessário pro skate crescer de verdade. Os 2 tiveram a mesma idéia, mas de formas diferentes.

A idéia comum é o skatecamp, uma espécie de acampamento de férias, que reúne uma garotada que varia entre 7 e 17 anos, que vai viver intensamente o skate por alguns dias num espaço criado especialmente para isto.

Cris Fernandes foi o pioneiro. Criou a Brasil Skatecamp em São Paulo e transformou um sítio em Sorocaba, num verdadeiro ninho de skatistas.

Há 3 anos, crianças e adolescentes aprendem na prática o que é o verdadeiro espírito do skate: respeito, humildade, dedicação, coragem, persistência, amizade e diversão.

Esta mistura explosiva, não tem energético e nenhuma fórmula secreta que substitua. É o que é: skate.

Masterson Magrão, escolheu caminhar outro percurso. Junto com um dos mais badalados camps do Brasil, o NR, Magrão engendrou o skate nas instransponíveis barreiras de esportes estimulados por grandes quantidades de investidores (futebol, basquete, volei) e aos poucos planta uma semente preciosa.

Hoje, a parte destinada ao skate dentro do Acampamento NR (denominada de Magrão Skatecamp), cresce cada vez mais, com rampas e claro acampantes, que estão vendo, aos poucos, no skate, mais do que a simples prática de um esporte que desenvolve o físico.

Quando estes acampantes do Magrão Skatecamp ou do Brasil Skatecamp virem profissionais como Diego Oliveira (vencedor da etapa PRO em Sobral), andando de skate na final de um campeonato, vão entender porque o cara carrega um sorriso gigante estampado no rosto enquanto anda de skate numa competição de street.

Ou quando virem o skatista de Mato Grosso do Sul, Léo Coutinho, numa luta interna e externa pra varar uma escada gigante de swich stance flip em Campo Grande, vão entender o que é SUSTENTABILIDADE NO SKATE.

Que venham os circos com suas burocracias e pasteurizações.

O importante é que existam skatistas pensando e fazendo o skate de uma forma sustentável.

É pra isto que trabalhamos.

E este trabalho pode ser visto na ESPN, nesta terça, dia 01 de setembro, às 14h00, com reprise à meia-noite e meia.

Divirta-se e pense.

Por: Helga Simões

HELGA SIMÕES
SKATEPARADISE
FUEGOSKATE

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário