quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Apesar do frio, clima quente na Integração Skate Tour

Com a proximidade das eleições, o clima esquentou bastante nas três últimas etapas da Integração Skate Tour.



Em Osasco e Itaquaquecetuba (18 e 19/09, respectivamente), os skateparks públicos locais foram muito visitados, talvez até como nunca tinham sido antes, por comboios eleitorais de candidatos que estão vendo o potencial dos skatistas como eleitores.





Em Santo André (17/09), a equipe da tour deu o recado apenas depois de negociação com os responsáveis pelo Parque da Juventude, pois o local ainda não está inaugurado oficialmente. Os responsáveis pela segurança e funcionamento do parque entenderam os objetivos da atividade e deram total apoio e orientação para que a liberação fosse conseguida.





A Integração Skate Tour leva seu conteúdo com apoio de Thiago Lobo, coordenador licenciado de esportes radicais e alternativos da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo e candidato a deputado estadual por São Paulo. Coincidência ou não, no horário marcado em Osasco para o início da ação, o circo (carros de som tocando músicas sertanejas e jingles) de dois candidatos, parecia estar aguardando a chegada da equipe da Integração. Depois dos discursos desses candidatos, que foram aplaudidos apenas pelos seus próprios integrantes, foi a vez dos verdadeiros representantes do skate darem o recado com a presença e participação real de quem interessava: pais, skatistas e alunos de Educação Física.



No skatepark da Vila Virgínia, em Itaquaquecetuba, carros de som e carreatas saíram das imediações e circularam nas ruas próximas, com locutores prometendo novas pistas em outros bairros da cidade. Nenhum deles teve a atenção e legitimidade da Integração Skate Tour, na troca de experiências entre profissionais do skate e skatistas locais. Em Itaquá, a vibração positiva e a troca de ideias foram de alto nível. Depois de mais de 10 anos de batalhas, eles tiveram sua primeira pista de skate construída em 2008, mas ainda questionam a atenção do poder público ao seu espaço.



O levantamento das necessidades e qualidades do skate destas cidades continua sendo escrito pela Integração. Fazer um diagnóstico da atual situação e ver o que pode ser melhorado é um dos papéis da Carta do Skate que está sendo redigida com apoio dos principais interessados: os usuários destas pistas e os demais skatistas das regiões escolhidas.



Na última sexta, um novo reforço entrou na barca da Integração Skate Tour. Como Sandro Testinha teria um compromisso com outro evento, o skatista profissional e ativista social, André Cywinski entrou em seu lugar. Cywinski cresceu em Santo André e seu depoimento como diretor do projeto Skate Escola de Rio Grande da Serra, serviu bem para o interessado público do Parque da Juventude. Como alguns deles têm interesse em usar melhor o bom skatepark e até criar escolinhas no lugar, o recado foi certeiro: persistir na busca do resultado, até conseguir. O skatepark de Santo André ainda não foi inaugurado oficialmente, por isso a organização dos skatistas deve ser ainda maior. Um dos bons momentos deste dia foi o depoimento da mãe do skatista amador Vinicius Amorim.



A história da pista de Osasco (18/09), visitada no último sábado, é um pouco diferente, mas guarda uma infeliz coincidência: foi entregue às pressas e inaugurada com alguns problemas, como buracos e rachaduras em sua superfície. No entanto, a associação local não deixa de fazer manutenção e reivindicar sempre a reforma adequada. Enquanto essa reforma não vem, skatistas de várias gerações participaram da Integração Skate Tour. Até agora, foi o local com maior número de estudantes de Educação Física desta primeira temporada da tour.



Em Osasco, o coordenador Cesar Gyrão foi substituído por Alessandro Mcgregor, experiente curador de exposições, skatista profissional, editor de revistas e promotor de vários eventos culturais ligados ao skate. Renata Lopes foi substituída por Natália Ferreira, professora de Educação Física. Ambos agregaram conhecimento e informações ao evento.

Em Itaquaquecetuba (19/09), Flávio Ascânio, Masterson Magrão e Ragueb Rogério responderam muitas perguntas da galera. Entre os participantes estavam o skatista profissional local, Cristiano Áfrico, o skatista ativista social João Ricardo e os skatistas locais Duda e Tiago Cristian, que iniciou há cerca de um mês uma escolinha de skate na pista da Vila Virgínia com apoio da prefeitura. Um dos agitadores da cena local, Tiago e alguns amigos deram alguns retoques na área para a chegada da Integração. Foi visível a felicidade dos locais com a visita dos profissionais da tour.



Sandro Testinha foi novamente substituído nesta etapa por André Cywinski, que falou algo muito importante: que as pessoas devem andar de skate primeiramente por diversão e que a profissionalização do skatista deve acontecer como uma consequência natural.

Este é um resumo da sexta, sétima e oitava etapas da Integração Skate Tour. Nesta sexta-feira, dia 24, Atibaia será a bola da vez. Sábado, 25, finalmente a pista de Boiçucanga será o foco. No domingo, o skatepark público do bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, marcará a última etapa desta temporada. Guará é a terra natal do Thiago Lobo e uma das cidades brasileiras com maior influência histórica no estilo de vida do skate nacional. Ótimos motivos para se comparecer nestas etapas: Skate é Educação, Inclusão Social, Mercado, Profissionalismo e Comunicação. Nos veremos!

Serviço:

Integração Skate Tour (14h00 – 16h00)

24 de setembro - 9ª Etapa - Atibaia
Skatepark público do Jardim Atibaia
Avenida Joviano Alvim, em frente ao Bondança

25 de setembro - 10ª Etapa - São Sebastião
Skatepark público da Praia de Boiçucanga

26 de setembro - 11ª Etapa – Guaratinguetá
Skatepark público do bairro Pedregulho, ao lado das quadras esportivas

O que é a Integração Skate Tour:

A Integração Skate Tour é um evento onde diversos tipos de profissionais falam sobre as possibilidades de trabalho relacionadas à prática de skate. Esta ação está sendo realizada em 11 municípios paulistas durante este mês de setembro, com a finalidade de criar novas políticas públicas para o esporte. As áreas de Educação Física, Mídia e Mercado, Skate Profissional e Skate Social são o carro chefe da programação, mas outras questões importantes estão sendo levadas em consideração.



Equipe:

Coordenadores:
- Cesar Gyrão (Skatista e Editor da Revista Tribo Skate)
- Flávio Ascânio Lauro (Skatista, Pesquisador e Professor do Ensino Superior)
- Renata Lopes (Jornalista e Produtora de Eventos)

Skatistas Profissionais:
- Ragueb Rogério
- Vitor Sagaz
- Masterson Magrão
- Alessandro Mcgregor

Ativistas Sociais:
- Sandro Testinha
- André Cywinski

Professores de Educação Física:
- Igor Armbrust
- Natália Ferreira

Vídeo/Foto:
- Anderson Tuca

Twitter.com/integracaoskate
Facebook.com/integracaoskate
Orkut: Integração Skate Tour
Email: integracaoskatetour@gmail.com

Por: Cesar Gyrão e Flávio Ascânio
Fotos: Anderson Tuca

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário