quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Skate na Plataforma

“Andar de skate não é crime.” O velho slogan dos anos 80 está de volta. Mas, desta vez, como parte da plataforma de uma campanha eleitoral.



Thiago Lobo, que esteve a frente da Coordenadoria de Esportes Radicais da Prefeitura de
SP nos últimos três anos, é candidato a Deputado Estadual e tem o Skate como um dos alicerces da sua candidatura.

Ano passado, a CemporcentoSKATE já havia premiado Thiago Lobo na sua premiação anual aos melhores do ano, pela realização do evento de Mega Rampa, considerado o melhor evento de grande mídia do ano de 2009.

Nessa reta final da eleição, conversamos com o Thiago Lobo.

Entrevista Alexandre Vianna
Foto Fernando Martins

Como foi estar à frente da Coordenadoria de Esportes Radicais?
Foi um dos maiores desafios da minha vida e um dos mais gratificantes. Em apenas três anos conseguimos vitórias importantes e ações concretas para o esporte. Uma das maiores foi a criação de um espaço específico para a discussão de todas as necessidades dos esportes muitas vezes renegados pelo poder público. Viramos ponto de referência da relação skate – prefeitura. Além disso, realizamos diversas atividades ligadas ao skate por toda a cidade, sem nunca esquecer do atleta (da antiga e nova geração) e do profissional que trabalha com o segmento. Buscando sempre, através da prática esportiva, qualificar o futuro cidadão.

Quais você considera suas maiores conquistas nesse período?
Pudemos interferir e alterar a visão simplista de trabalho e apoio esportivo num caminho formador de novos cidadãos, transformando por meio do esporte, a vida das pessoas. Além disto, conseguimos grandes vitórias para o skate em
São Paulo. Trouxemos os maiores eventos internacionais: Mega Rampa e X-Games. Implantamos um novo point do Skate no coração da cidade, com o Parque Zilda Natel. Abrimos o autódromo de Interlagos para a prática da
modalidade. Conseguimos recapear a ladeira do Museu do Ipiranga, importante local para o downhill. Derrubamos o veto de um vereador que proibia andar de skate nas calçadas. Incentivamos o skate na periferia com o Juventude Radical, além de realizar o Sampa Skate e Universitário de Skate.

Qual foi a sensação de ver a Mega Rampa pronta lá no Anhembi?
Cara, aquilo é gigante. Foi emocionante ver aquela estrutura montada no Anhembi, ali do lado da Marginal do Tietê. O evento foi um grande marco para São Paulo. Conseguimos lotar as arquibancadas e ter ampla cobertura da mídia. Um evento que trouxe benefícios econômicos para a cidade e incentivou ainda mais os amantes deste esporte. Como a Mega Rampa, trouxemos o X-Games, que no final deste ano volta a desembarcar por aqui.

Nesses últimos meses tivemos alguns acontecimentos polêmicos pro Skate, como a tentativa de proibição do skate na ladeira do Museu do Ipiranga e o projeto de Lei de um vereador proibindo o skate nas calçadas da cidade. Como foi sua atuação nesses casos? Você levantou a bandeira do Skate, como foi a articulação e os resultados?
Em 2007, na Secretaria de Esportes, conseguimos lutar para recapear a ladeira do Ipiranga. Foi uma vitória para os skatistas. Quando surgiu o problema neste ano, intercedemos na hora, pois não deixaríamos que a prática do skate voltasse a ser proibida, como na época do Jânio. Andar de skate não é crime. Fizemos um grande encontro pacífico no Ipiranga. E, depois de algumas reuniões, o esporte voltou a ser liberado na ladeira. É claro que com algumas regras, pois ali funciona um parque que recebe milhares de pessoas diariamente. Agora, tudo funciona com harmonia. Sobre o projeto de lei, na hora em que soubemos de sua apresentação na Câmara intercedemos. Conseguimos convencer o vereador a arquivar esta insanidade.

O que você pretende criar de políticas públicas pro Skate como deputado?
A nossa geração deve deixar a nossa Marca. O skate, como outros esportes, precisa de um representante direto no poder legislativo. Temos que levantar a bandeira do segmento e defendê-la. Alguém com experiência e que sempre trabalhou para desenvolver ainda mais o esporte. No Estado, quero criar a Coordenadoria de Esportes Radicais & Alternativos, assim como criei no município. Fortalecer a relação esporte e sala de aula, além de ampliar a fiscalização e a preservação do meio ambiente. Certamente vamos deixar a nossa marca!

Saiba mais:
Thiago Lobo para Deputado Estadual 45450
THIAGOLOBO

Por: Alexandre Vianna
Fonte:www.campeoantosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário