sábado, 9 de julho de 2011

Stupid Tricks?

Quem assistiu a final do "Battle At The Berrics IV" no último final de semana certamente se incomodou com a frase "No stupid Tricks" do então apresentador, o skatista profissional Rob Dyrdek.



O que Leva um skatista a chamar uma manobra de idiota? Muitas vezes no calor da sessão, devido a dificuldade de acerta-la, acabamos falando esse tipo de coisas, porém, esse não foi o caso de Dyrdek . Mais do que ofender a manobra, as renegadas do The Berrics, como o Boneless, No Comply e Handplant representam uma geração, o início das manobras como conhecemos hoje. Certamente ao falar isso ele não levou em conta aqueles skatistas que por muito tempo suaram para criar e aperfeiçoar essas manobras e muito menos aqueles que até hoje em dia mandão essas em suas sessões.

Então o que leva um skatista a chama-las de stupid tricks com tanta "convicção" como o Rob Dyrdek fez? Prepotência? Será que o "dono" da Street League, do Chris Cole, Billy Marks, Chaz Ortiz, Ryan Sheckler e de todos aqueles que tem o "ridículo" contrato de exclusividade com a street league, acredita que um switch flip bs nose blunt é mais importante que um boneless?

O fato é que hoje o skate passa por uma fase interessante. Desde que começamos a andar de skate, sempre ouvimos que o skate é atitude, é o simples fato de se subir nele, ignorar quem o critica e ir para a sessão. O grande sonho era ser livre e andar de skate em qualquer lugar sem se preocupar com dinheiro. E toda essa filosofia vinha de lá, da gringa, em tempos que o skatista corria qualquer campeonato para se divertir e não para ganhar 100 mil dólares.

Hoje as coisas estão mudando... Todo o lifestyle que absorvíamos, está cada vez mais sendo trocado pela "lifebusiness". O dinheiro começou a falar mais alto que a liberdade e ai que a coisa começa a ficar séria. O que mais vemos atualmente, é cada vez mais skatistas se filiando a campeonatos como Street League e Maloof Money Cup através desses absurdos contratos de exclusividade. O dinheiro é importante quando se alinha ao skate, fazendo o mesmo crescer, expandindo o esporte e não expandindo apenas um campeonato e meia dúzia bolsos. Talvez esse dinheiro todo tenha expandido o egocentrismo de alguns, como o do Dyrdek, koston e Steve Berra.

Fica aqui a nossa crítica a tudo isso, todos esses cifrões que cada vez mais toma o lugar dos ollies, das risadas e da admiração em ver um belo e esticado Boneless.

Pense bem que skate você quer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário