quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Museu do Ipiranga

A novela "skate no museu" está chegando ao seu fim e, felizmente, com uma notícia muito boa para todos os skatistas de São Paulo: o skate será permitido no Parque da Independência.



No dia 5, participamos da reunião na administração do Parque da Independência com o Conselho Gestor, o Sr. Carlos Fortner, que é coordenador do DEPAVE (departamento que cuida dos parques da cidade de São Paulo), o Edson Scander da CBSK e, claro, os membros da Associação de Skatistas Quintal do Ipiranga. O foco da reunião foi decidir o que acontecerá com o skate no museu.

Após duas horas e meia de reunião, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente decidiu que o skate vai ficar no Parque da Independência, e nomeou uma comissão composta pela administradora do Pq. Da Independência, Adriana Jadão, o Conselho Gestor, o Quintal do Ipiranga e a CBSK. O grupo será responsável por traçar um plano que ajudará o skatista e o pedestre a conviverem melhor no espaço público.

Mudanças

O ‘’Museu’’ terá, a partir do próximo mês, horários para o uso do skate na ladeira, principalmente aos sábados, domingos e feriados, quando aconteceram 90% dos acidentes envolvendo skatistas. É provável que na parte da tarde, quando o movimento é maior, a ladeira fique fechada para nós, mas teremos as manhãs e noites dos finais de semana para praticar o melhor esporte do mundo.

Além disso, o uso de capacete no parque para quem for skatista será obrigatório. Descer a ladeira tomando aquela gelada também é uma prática que teremos que extinguir. O importante é manter o skate no museu como um patrimônio.

O barraco é nosso, e ninguém melhor que nós mesmos para cuidar e zelar pelo nosso espaço. Sei que é difícil abrir mão das nossas tardes de sábado e domingo mas, na minha opinião, será melhor. Vamos evitar acidentes e transformar nosso espaço mais tranquilo e seguro para nós mesmos. Ainda estamos estudando uma ladeira próxima ao parque para utilizarmos como rua de lazer aos domingo de tarde; deste modo, não ficaríamos esperando até o museu ‘’abrir’’. Muito obrigado a todos os skatistas que participaram da nossa manifestação, que correram juntos, choraram, sorriram e lutaram para manter o esporte vivo no miolo da cidade. Mostramos ao estado inteiro que skatista não é maloqueiro e vagabundo. Juntos, mostramos que somos pessoas comuns, com direitos e que fazemos a nossa classe ser respeitada.

Fizemos política, trabalhamos em conjunto, motivamos um segmento da sociedade que no passado foi discriminado e até marginalizado quando, nos anos 80, o ex-maluco e prefeito Jânio Quadros tentou matar nossa cultura, mas sobrevivemos, ficamos mais fortes e, hoje, somos 3,8 milhões de skatistas em todo o país. Dizem que das crises saem as melhores ideias e projetos. Desse problema que hoje a sociedade abraçou como causa, fizemos melhor, exercemos nosso direito à cidadania, e o poder público reconheceu isso, nos chamando para trabalhar juntos e construir um projeto com eles.

Mais de 2000 assinaturas em prol do skate foram feitas para protestar, 500 pessoas estiveram presentes na manifestação ‘’ O Grito da Independência’’, que chamou a atenção da Globo, Record, Folha e toda a grande imprensa. Fizemos a diferença só por uma coisa: trabalhamos juntos e com apenas um objetivo legítimo.

Muito obrigado a todos os skatistas e simpatizantes da causa. A família Quintal está feliz pela conquista, e já avisa: será a primeira de muitas que virão ainda este ano.

Por: Vladimir Ferreira Arruda / Quintal do Ipiranga
Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário