sábado, 14 de agosto de 2010

Rodas "verdes"

Depois das tábuas feitas com madeira reaproveitada e dos eixos de duralumínio reciclado, agora é a vez das rodas de skate de assumirem uma faceta mais ecologicamente correta.



A mais recente novidade no meio é o material batizado como Biothane (algo como "biotano"), utilizado pela Sector 9 na fabricação de uma nova linha de rodas. A marca, que sempre teve uma forte consciência de preservação ambiental, agora dá um salto gigantesco na evolução dos materiais de skate.

Não é só uma modinha. De acordo com o fabricante, "o Biothane permite produzir rodas com um rápido poder de reação, facilitam as manobras e alta estabilidade de material." Tanto assim que a marca garante que "a roda não perde em performance após algum tempo de uso, como costuma acontecer com a maioria das rodas de uretano. O motivo é até simples: como a soja só precisa de mto sol e água pra se desenvolver, o calor provocado pela abrasão facilita o desempenho das rodas."

A tal "roda verde" seria "inovadora e ambientalmente correta também no processo de fabricação, uma vez que a produção do material tem emissão de carbono bem menor do que as feitas com uretano de petróleo. Além disso, exige menos energia elétrica pra ser fabricada e pode reduzir a utilizaçào de materiais fósseis em até 60%."

Nada mal, né não?!

Bem, de acordo com o Ciro Nogueira - o "Mr Roda" da TRIBO Display, fabricante das rodas Moska há 22 anos -, a coisa pode não ser bem assim. Vejam o veredito do Mestre do Uretano:

- "O pessoal que analisa a onda do "ecologicamente correto" geralmente faz uma análise parcial, e acha que está contribuindo para a melhoria do planeta. O que estes americanos estão fazendo é utilizar um poliol , fabricado à base de soja , em sua formulação de poliuretano , para as rodas de skate. Isto não é nenhuma novidade para quem é do ramo. Há uns 4 anos , eu estudei se este tipo de poliol oferecia alguma vantagem para elastômeros de PU de alta performance, como as rodas de skate. Minha conclusão foi que só poderia ser usado parcialmente, e teria de ser misturado com polióis à base de petróleo tradicionais para se obter uma roda de skate razoável, com vida média, além de custo mais alto que os polióis tradicionais. Ou seja, mesmo esta roda ainda usa petróleo. Além disso, o quê eles chamam do footprint deste poliol à base de soja? Será que realmente é menor que o dos polióis tradicionais? É preciso analisar toda a cadeia da soja, desde a energia utilizada para a fabricação dos fertilizantes, para a plantação, colheita, defensivos agrícolas, silagem e transformação do grão em poliol.É muito petróleo!

Outro ponto importante: quando analisei o assunto, vi que a vida da roda à base de soja (ou seja, sua resistência à abrasão) seria inferior. Então se uma roda tradicional durar o dobro de uma roda à base de soja, qual delas polui menos o ambiente ? Qual energia os americanos usam para transformar a roda em si? Termoelétrica, nuclear, hidroelétrica?

Veja o site MOSKA onde falamos disso

Resumindo: esta roda é mais cara, inferior nas suas propriedades e dura menos que uma à base de petróleo. Polui menos? Precisa ser avaliado, não existem dados reais levantados sobre toda a cadeia de poluição de cada tipo."

Andar de skate sempre foi mais saudável e ecológico do que qualquer outro meio de transporte conhecido, comparável apenas a andar de bicicleta enquanto atividade física. Com esses novos materiais, fica cada vez mais evidente que o skate pode também fazer bem à Terra. Porém, é preciso antes de mais nada avaliar se essas rodas são realmente ecologicamente corretas ou se o fato não se trataria de uma bem bolada estratégia de marketing.

De qualquer maneira, faz o seguinte: levante da cadeira e vá andar de skate - o planeta agradece!

Por: Guto Jimeniz
Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário