segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Encapelado

A partir do sábado, 5 de Fevereiro, a artista mineira Flora Assumpção apresenta sua primeira exposição individual intitulada Encapelado (ou Contenções) na Galeria Emma Thomas.



O nome da exposição, que unifica as temáticas dos elementos naturais ar e água às serpentes sobrenaturais, tem diversas referências. Mar encapelado é sinônimo de mar revolto. Sonoramente, em português, encapelado alude à palavra capela e, conseqüentemente, aos seus significados de templo, local religioso e contemplativo. Capelo também faz referência ao formato da cabeça da naja, também conhecida como cobra-de-capelo. Por naja encapelada, entende-se uma cobra em situação de bote, pronta para atacar.

Encapelado (ou Contenções) mostra uma seleção de obras inéditas, entre quatro instalações, 11 peças de parede, além de um vídeo, um livro de fotografias (Neblina: o amanhecer a noite) e um objeto em acrílico, somando 18 obras.
Dentre elas, destaque para as peças Covil, das Serpentes Reencarnadas, e Serpentes de Prata, que são o desdobramento do trabalho de diálogo com a arquitetura, que Flora desenvolve desde 2002.

Nestas séries, a artista cria ambientes instalativos, em que imagens de enormes serpentes de metal (cujos elos de correntes se assemelham a escamas) podem ser confrontadas nas paredes, em grande escala. Desta forma, o observador defronta-se com a pequenez de seu corpo diante da criatura ali representada e perante a arquitetura em que ambos se inserem. As imagens são bidimensionais, porém a sensação escultórica, de tridimensão, é forte, devido ao rigor da definição da construção fotográfica destas obras.

Ainda representando o perigo e o sobrenatural, temas constantes na pesquisa da artista, serpentes voltam na série As Criaturas dos Espelhos, em que estes animais surgem numa atmosfera fantástica e fantasmática em obras de desenho em espelho sobre espelho, nas quais o observador e seus reflexos confundem-se com os reflexos-fantasmas dos contornos.

Flora Assumpção
Natural de São Lourenço (MG, 1983), vive e trabalha em São Paulo. Artista graduada em artes visuais no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, com especialização em gravura (2007). Iniciou sua produção em artes por meio do desenho e da pintura. Desde 2002 se interessa pela extensão da escala do desenho para o espaço arquitetônico e experimenta diversos materiais, técnicas e linguagens. Mantém reflexão e prática direcionadas à pesquisa em desenho e em ocupação de superfícies bidimensionais e, paralelamente, desenvolve projetos de instalações para arquiteturas específicas e de instalações para espaços expositivos, explorando a relação do desenho com escalas arquitetônicas para a criação de ambientes ficcionais com a intenção de provocar experiências imersivas de caráter poético.

Em 2002, a artista recebeu o 1º Prêmio Projeto Nascente pela obra 'Rusticidade', em exposição coletiva no Centro Cultural Maria Antônia. Nos anos seguintes, Flora realizou exposições em diversos locais, principalmente em São Paulo, entre estes, Paço das Artes, CCSP, MAC-USP, Instituto Tomie Ohtake, Galeria Emma Thomas e Galeria Gravura Brasileira, além de projetos de arte de intervenções urbanas em espaços públicos da Cidade Universitária (USP) e ainda em outras cidades, como Itajaí-SC (12° SNAI), Belém (ArtePará 2010), Piracicaba-SP (42°SAC), Atibaia-SP e Belo Horizonte-MG.

Encapelado (ou Contenções), de Flora Assumpção
Abertura: 5 de Fevereiro, das 11h00 às 20h00
Período expositivo: 8 de Fevereiro a 19 de março
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 11h00 às 19h00; sábados, das 11h00 às 17h00
Local: Rua Barra Funda, 216 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-6489
E-mail: contato@emmathomas.com.br
Entrada gratuita. Censura Livre

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário