quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tudo pronto para a 9ª Descida das Escadas de Santos

Maior prova de downhill urbano do Brasil começa nesta sexta-feira (4), no Litoral paulista.



Tudo pronto para a 9ª Descida das Escadas de Santos. Os bikers encaram os 417 degraus do Monte Serrat - um dos principais pontos turísticos da maior cidade do Litoral paulista -, a partir desta sexta-feira (4), quando acontecem os primeiros treinos livres. Mais de 120 atletas de oito países vão lutar pelo título nas dez categorias em disputa.

A cada edição, a Descida das Escadas de Santos ganha mais notoriedade internacional e atrai um número maior de competidores estrangeiros. Este ano, estrelas do downhill como o sulafricano Greg Minnaar e a francesa Emmeline Ragot, a número 2 do mundo, participarão pela primeira vez da prova. O atual campeão da Descida, Filip Polc, da Eslováquia, também está confirmado. Mas os estrangeiros não terão vida fácil e vão ter que pedalar muito para superar feras brasileiras como Wallace Miranda e Markolf Bertchold, entre os homens, e Luana Oliveira e Bruna Ulrich, entre as mulheres - todos cotados entre os favoritos.



"O nível da competição será muito alto, com certeza. Apesar de estarem competindo pela primeira vez, atletas de ponta como o Minnaar e a Emmeline estão acostumados a esse tipo de prova e com certeza darão muito trabalho", afirmou Wallace, bicampeão da Descida das Escadas de Santos em 2008 e 2009. As novas alterações no traçado, com adoção do piso de madeira em duas curvas, deve garantir um percurso ainda mais técnico e rápido. A expectativa é que os principais pilotos da categoria elite concluam a descida em menos de um minuto e superem o recorde de Polc, com o tempo de 59s152, estabelecido no ano passado.

Todos esses ingredientes prometem fazer desta nona edição a melhor prova da história da Descida das Escadas de Santos. Mas a grandeza do evento não se resume à esfera esportiva. A prova também tem um legado social muito importante. Assim como em edições anteriores, cerca de 130 moradores foram recrutados para auxiliar na organização. Além de gerar renda, esta iniciativa promove a interação entre os esportistas e a comunidade.

Outra importante ação é a limpeza de toda a área ocupada pelo evento. A longa escadaria, que dá acesso à Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, foi completamente lavada com de jateamento de água, ação coordenada e executada pela Kärcher, um dos apoiadores do evento. O mesmo trabalho foi feito no pátio e nas quadras de esportes da Escola Estadual Barnabé, utilizada como área de apoio da organização.



Programação

A programação da 9ª edição da Descida das Escadas de Santos começa na quinta-feira (3), com a realização do Bike Night, passeio ciclístico gratuito, com a participação dos atletas e aberto à população; o trajeto terá 12 quilômetros de percurso e incluirá as ciclovias e principais avenidas de Santos. Na sexta-feira (4), acontece o congresso técnico e o reconhecimento do trajeto a pé, seguida de uma descida sem controle de tempo e outra cronometrada. No sábado, a pista estará liberada para tomadas de tempo das 10h às 17h. Os mais rápidos de cada categoria serão declarados campeões. Os cinco primeiros tempos no geral estarão classificados para o domingo, bem como as cinco melhores representantes femininas. Às 17h30, os pilotos entre a 6ª e a 20ª posições disputam uma repescagem, que irá classificar os cinco melhores (entre os homens) para a prova do dia seguinte.

No domingo, a partir das 9h da manhã - com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular -, acontece o treino cronometrado. Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana. A premiação para as categorias masculina e feminina acontece às 11h30.



Sobre a 9ª Descida das Escadas de Santos: O evento é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com cota patrocínio de Riachuelo, Redecard e Night Power; parceiros de mídia: Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: HDI Seguros e Peugeot, Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS) e Time Eventos. Comercialização: ReUnion Sports & Marketing. O projeto tem o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Mais informações para a imprensa
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Maria Domingues / Fábio Ometto / Marcus Lellis / Mariana Viegas
11. 7283-3715 / 11. 3848.8670 / 8671
press@reunion.com.br

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário