segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Retrospectiva - Praça CWB Skate e Lazer - 17

Como foi o Nike SB Photo Incentive



Atilla Chopa (fotógrafo da CemporcentoSKATE) fotografou um switch flip do Fábio Cristiano pulando a double set da Praça CWB durante o evento Nike SB Photo Incentive sem imaginar que aquele clic seria considerado a melhor imagem do evento. Através de uma votação entre skatistas e fotógrafos, Chopa foi destaque, e teve uma supresa que condecorou sua dedicação à fotografia de qualidade de skate.

Na segunda colocação ficou a dupla Homero Nogueira (fotógrafo da CemporcentoSKATE) e Klaus Bohms com um backside nosebluntslide, considerada por muitos a melhor manobra do evento. A terceira imagem mais votada foi uma foto preta e branca de um frontside crooked na trave do Filipe Ortiz, feita pelo fotógrafo Pablo Vaz.

O Nike SB Photo Incentive aconteceu entre os dias 10 e 12 de Maio na praça CWB na capital Paranaense, Curitiba, com a proposta de fazer uma competição inédita de fotografia especializada em skate. 12 fotógrafos foram selecionados pelas revistas especializadas e um 13º foi votado através do site do evento. Cada fotógrafo escolheu um skatista para compor um dupla.

No primeiro dia de evento, quinta-feira dia 10, choveu e a sessão ficou mesmo para sexta, onde os participantes clicaram das nove da manhã às nove da noite. Após a sessão cada fotógrafo selecionou suas 3 melhores fotos e mais um retrato do skatista que foram ampliadas e ficaram expostas no sábado pra votação. As fotos retrataram o empenho que os fotógrafos de skate tiveram pra mostrar que a fotografia de skate no Brasil evoluiu e deve ser tratada de forma séria.

A escolha da melhor foto foi divida em duas fases. Na primeira fase da votação aconteceu a escolha da melhor foto entre as três selecionadas por cada fotógrafo, uma espécie de eliminatória. Na segunda fase da votação, cada fotógrafo e skatista dava notas de zero a cem para a foto escolhida na primeira fase, em quatro critérios: criatividade e originalidade da foto, técnica da foto, originalidade e criatividade da manobra e técnica e dificuldade da manobra.

Além dos skatistas e fotógrafos competidores, participaram do corpo de jurados dois renomados fotógrafos profissionais não especializados em skate e mais dois skatistas profissionais de Curitiba, Rafael Brasciak e Fabrício Gugu.

O evento se mostrou uma grande confraternização com foco na valorização do trabalho do fotógrafo de skate e sua interação com o skatista. Um evento que vai ficar pra história do skate no país.

Skatista: Fábio Cristiano
Manobra: Switch Flip na Double Set
Foto: Atilla Chopa
Texto Original: 100% SKATE

PRAÇA CWB - SKATE E LAZER

Nenhum comentário:

Postar um comentário