segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Veja a influência que a história da Swell tem na criação do BANX

Embora fundado em 30 de Maio e aberto ao público pela primeira vez no dia 15 de Outubro, ambos no ano de 2010, a história do BANX começa bem antes destas datas.


Swell Skate Park em 1978

Em 1978 era fundado em Viamão o Swell Skate Park, uma das primeiras pistas de skate do Brasil, que poucos anos depois perderia fôlego devido a crise mundial que quase pôs fim ao skate. Mas em 2005, 27 anos depois de sua fundação, a Swell volta a ser palco para o skate nacional e vira notícia novamente.


Swell Skate Park em 2011

Os skatistas envolvidos com a retomada da Swell, aos poucos foram diversificando as ações e atividades de seu trabalho e comçam a buscar novos horizontes para que esta história tivesse continuidade.

Surge então a idéia de estender a Swell para um ponto mais central na metrópole dos gaúchos, em um formato mais otimizado e atraente não só ao skatista, mas também a todos aqueles que admiram e buscam viver de alguma forma o estilo de vida livre.

Durante uns 4 anos está idéia foi sendo amadurecida pois passou por diversas possibilidades de modelos e locais para sua implantação, e então chegou a sua forma e proposta atual: o projeto BANX!

O imóvel na Alameda Major Francisco Barcelos surgiu após longa busca e foi a faísca que faltava para acender a fogueira.


A fachada do BANX

O BANX deixava de ser apenas uma idéia e passava então a virar realidade. Durante 4 meses uma revolucionária e trabalhosa reforma foi feita no imóvel. O conceito estético do BANX foi sendo lapidado, ao longo da obra, com a ajuda do coletivo de artistas e produtora de arte Mundo Arte Global para preparar um local muito convidativo e aconchegante. Para ajudar na obra, o pessoal recrutou uma pessoa muito importante: o guardião do Swell Skate Camp, Eduardo Marques, mais conhecido por Vivente.


Mãos à obra

A pista, parte importante do projeto, precisava ser muito boa, acessível e desafiadora. Com a opinião de diversos skatistas, o arquiteto Frederico Cheuiche apresentava a proposta de uma backyard pool simples mas muito bem otimizada, que possibilita um rolé em velocidade e com manobras em todo o seu perímetro. E o diferencial seguiu o exemplo muito bem sucedido no new.love Bowl, com a utilização de coping block em toda borda da pista.


Backyard Pool

O primeiro cardápio do BANX foi fruto das expectativas dos envolvidos aliado ao perfil gastronômico do público estimado, elaborado por Julia Copetti de Queiroz, da Twin Cuisine. O nome de cada prato recebeu um nome específico, extraido do vocabulário do universo do skate. Mais original impossível.

No primeiro dia de portas abertas, muitos foram conferir, se divertir e matar a curiosidade. O público, surpreso ao ver a integração da prática do skate com a sua cultura em espaços voltados para arte, música e gastronomia, distribuídos em ambientes com propostas distintas.


Deck

Poucos meses após sua abertura oficial, o BANX já contabilizava em seu guest list a visita dos maiores nomes do skate mundial: Steve Caballero, Jeff Grosso, Omar Hassan, Pedro Barros, Alex Perelson, Josh Borden, Chad Shetler, David Gonzales, Otávio Neto, são alguns dos nomes que passaram pelo local para dar o seu batismo.


Jeff Grosso, Steve Caballero e Lucas Teixeira (fonte: SkateOnline.com)

Mas como não é só de skate que o BANX é feito, diversos eventos e projetos abordando música, arte, moda, gastronomia e diversão passam por aqui e fazem do BANX um espaço múltiplo que fomenta o skate, a integração entre gerações e que conta com uma estrutura de loja, bar, restaurante, galeria, espaço para eventos e escolhinha de skate.


Exposição RedBull 3MSF

Venha com seus amigos construir e fazer parte da história do BANX.

Acesse: SWELL SKATE CAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário