terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cenário do Downhill na Baixada Santista é histórico

Monte Serrat será palco da Descida das Escadas de Santos, nos dias 5,6 e 7 de fevereiro.



Santos é um dos mais importantes pólos esportivos do Brasil. Palco do time de futebol mais famoso do mundo, a cidade também tem notória vocação para esportes radicais.Terra natal de skatistas e surfistas de ponta, a cidade também é sede desde 2003 de competições de downhill urbano. O Monte Serrat sediará nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro a 8ª edição da Descida das Escadas de Santos, que contará com a participação de 100 competidores nacionais e internacionais.

"A Descida das Escadas de Santos é hoje a principal prova do calendário nacional e uma das mais importantes do calendário mundial da especialidade. A cada edição, a prova se fortalece e atrai ainda mais atenção dos competidores nacionais, estrangeiros e de toda a mídia", afirmou Walace Miranda (Riachuelo/Specialized/Bikers Point/Sram/Rock Shox/Zé Nec), o número um do ranking nacional e vencedor das duas últimas edições. Mais do que um palco esportivo, a escadaria guarda consigo parte da história do município, que tem cerca de 420 mil habitantes e é conhecido pela pungência econômica do seu porto, o maior da América Latina, e pela beleza do seu jardim de praia, que entrou para o Guiness Book como o maior do mundo em extensão.

Marco no coração da cidade, o morro apresenta no topo o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, que data de 1603, uma homenagem à padroeira do município, festejada no dia 8 de setembro. O acesso pode ser feito de duas maneiras. O mais utilizado pela população santista se dá por meio da escadaria que receberá a competição de downhill urbano, com 417 degraus, que possui ainda as 14 estações da Via Sacra. O outro meio é mais utilizado por visitantes. O bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, é passeio obrigatório para o turista que quer conhecer um pouco mais da cidade.



Situado a 157 m acima do nível do mar - um dos pontos mais altos de Santos --, o mirante do Monte Serrat possibilita uma visão de 360 graus da cidade, e também vistas parciais dos municípios de São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1,6 mil pessoas moram no local.

História - O Monte Serrat recebeu esta denominação em 1604, após a construção da capela, em 1603, por ordem do então governador Dom Francisco de Souza, espanhol devoto da santa, padroeira de Barcelona. Em 1614, quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, as populações das vilas de Santos e de São Vicente refugiaram-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando os invasores aproximaram-se do alto do morro, uma avalanche de pedras matou muitos deles e colocou os demais em fuga. Desde então, a população considera Nossa Senhora do Monte Serrat a padroeira de Santos. Em 1927, iniciou-se o sistema de transporte por bondinhos, com a inauguração do salão de festas e restaurante da S/A Elevador Monte Serrat.

Além de contar com terraços e mirante, em 1934 o imóvel passou a abrigar o Cassino Monte Serrat, que recebeu artistas como Carmem Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas, até ser fechado, em 1946, quando o presidente Gaspar Dutra proibiu o jogo no Brasil. Reformado em 1998, hoje seus espaços destinam-se a eventos sociais.

Sobre a Time Eventos:
A Time Mkt Eventos foi criada em 2002 com o objetivo de profissionalizar os eventos de ciclismo. Em oito anos, adquiriu know-how em outros esportes, como surf, bodyboard e skate. A empresa é responsável pela organização de alguns dos principais eventos de esportes radicais da Baixada Santista.

Sobre a ReUnion Sports & Marketing:
Uma das agências de marketing esportivo que mais cresce no Brasil, a ReUnion Sports & Marketing atua no segmento desde 1992. Acumula experiência em diversas modalidades esportivas, consultoria a empresas e atletas. Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do Grupo ABC e atua como a agência de marketing esportivo da holding.

Sobre a Liesp:
A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp) foi fundada em 1998 com o objetivo de fomentar e divulgar a prática da modalidade em Santos e região. São mais de 10 mil atletas filiados e 100 projetos desenvolvidos em parceria com empresas, entidades, prefeituras das cidades do litoral de São Paulo, Governo Estadual e Federal.

A 8ª Descida das Escadas de Santos é uma realização de Time Mkt Eventos, ReUnion Sports & Marketing e Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com supervisão da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB). Patrocínio Master: Guaraná Antarctica e Riachuelo. Patrocínio: Peugeot, Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: Karcher, Hipercor, HDI Seguros, Prefeitura de Santos, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Ministério do Esporte e Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS).

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ André Stepan/ Maria Domingues/ Fábio Ometto
Fones: (11) 7283-3715 ou (11) 3848-8670/72
E-mail: press@reunion.com.br

Fonte:www.campeonatosdesktae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário