quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cobertura completa do M/A/C/A/LAND

Não foi preciso acompanhar a previsão do tempo para saber que o clima estava muito quente na beira da praia em Atlântida/RS neste final de semana. Isto porque a temperatura podia ser medida pela febre que a mini rampa administrada pela Swell no evento Mecaland causou em skatistas e público.



Tudo foi se encaminhando desde a saída de Porto Alegre sexta. Na primeira viagem da Komboard ao Litoral, ao melhor estilo Turma do Scooby Doo, a galera aproveitou a bela paisagem para se divertir e ir entrando no esquema. Entre as paradas uma avaliação de como está ficando a Mini do condomínio Buenavista e um tubo no túnel verde na rodovia RS 40.



Na sexta a rampa já estava montada e com diversos skatistas aproveitando a paisagem para treinarem suas linhas. Inclusive os juízes Alexandre Poupa, Gustavo Caverna e Regis Lannig, demonstrando conhecimento do assunto.

No sábado as atividades começaram com a demo da equipe Converse com Daniel Crazy, Carlos Ribeiro, Renato de Souza e o convidado especial Danilo Cerezine enquanto nada mais nada menos que 27 skatistas dos 3 estados do Sul de 12 aos 36 anos se inscreviam para a competição. A promessa de sol forte não se confirmava, mas a expectativa pelo alto nível de skate estava mais que garantida.



E assim que os trabalhos foram abertos deu pra sentir que aquele pedaço de areia era privilegiado por uma quantidade inacreditável de manobras e pessoas bonitas. Alguns nomes já conhecidos iam se juntando a uma gurizada saída de alguma espaçonave. Por sinal, se alguém ainda acha que skate não pode fazer parte do universo praiano precisa rever seus conceitos, pois bateria após bateria o show de interatividade entre as pessoas que estavam andando ou curtindo o evento era evidente. Surfistas, jogadores de futevôlei ou show Ball, DJ’S, curiosos em geral e elas, as mais belas mulheres do mundo, cercavam a área reservada ao skate e saiam com sorriso no rosto.



Terminadas as 5 baterias que deram muita dor de cabeça aos juízes para definir os finalistas de domingo, os 6 melhores classificados seguiram para o Best Trick, que rolou na extensão especialmente providenciada pela Stab Pistas de Skate para dar um gostinho especial ao momento. Aparentemente a aclimatação ao nível do mar foi importante e dos 6, quatro eram de Floripa. Mesmo sem Luis Neto, Marquinhos Silveira fez as honras pela Ilha da Magia e levou a melhor com um mega estiloso Crailslide reverse over the gap. Mas o que mais contagiava era a vontade com que cada um se jogava cada vez mais rápido e mais alto na extensão, provando que no skate o que realmente compensa é o prazer de fazer o seu melhor. No final do dia mesmo com a constante ameaça de uma garoa fina ainda sobrou energia para uma free session capitaneada pelo skatista da equipe Swell, Allan Mesquita.



No domingo o sol deu as caras mais cedo, dando a dica que a mini iria ferver… E ferveu!! Pra abrir os caminhos mais uma demo Converse e convidados enquanto todo mundo passava o protetor solar e aguardava Leo Nêgo. Ele era um dos 12 classificados para a semi e acabou chegando quando sua bateria já estava aquecendo e seu lugar tinha sido cedido ao skatista Didi Sachs. Em mais uma demonstração de descontração e parceria a semi acabou tendo 13 participantes. E então o bicho pegou!



A gurizada se jogou sem dó mostrando consistência e criatividade absurdas para o público que se empolgava ao ver tanta vontade junta. E assim chegamos aos 5 nomes das finais. Isso mesmo, 5 e não 4 como previsto, pois mais uma vez a qualidade se impunha e não havia outra coisa a se fazer. Na verdade poderia ter se incluído mais gente na final, mas infelizmente segunda não era feriado e precisava se acabar o champ. E lá estavam eles no alto da pista, Luis Neto, Denis Reba, Marquinhos Silveira, Caíque Silva e Zene Sachs, abraçados, unidos e preparando a tática que usariam para atacar.



E assim foi, manobra após manobra após manobra, sem parar, como se tivessem pilhas alcalinas, que os skatistas mandaram todas as manobras possíveis e inimagináveis e, literalmente, sangue e suor. Uma Jam session como se deve! Skate na pista o tempo todo, linhas e mais linhas perfeitas, sem cair e lá pra cima. Ah, se o skate caísse na areia não tinha problema, pegava o do parceiro. Caiu? Pega nada, era levantar, batida pra cá, batida pra lá e manobra voltada. A essa altura o tempo já não queria dizer mais nada, só quem dizia era nosso locutor Estorvo que emocionado e emocionando ditava as regras, fazendo com que ninguém ficasse parado lá dentro da pista ou ao redor dela. E assim foi a final, até se acertarem todas as manobras, até shapes se quebrarem, até o locutor perder a voz, até o público lotar, até os juízes darem largos sorrisos de admiração, até os skatistas dizerem chega!



E podemos afirmar para vocês que foi difícil eles dizerem chega, nada como ter 14, 15, 20 anos. E para efeitos de premiação, afinal havia uma passagem para Buenos Aires em jogo, o melhor entre os melhores foi Luis Neto. Que como bem disse o Estorvo, teve atitude e coração de campeão. Todos tiveram, mas mesmo no paraíso existem regras e só um poderia ganhar.



E para terminar, resumindo de uma forma muito genérica, o skate por aqui entrou o ano com o pé direito. Uma super competição mostrando o valor do skate e dos skatistas, como todas deveriam ser.



Confira a Classificação Final M/E/C/A/SKATE:
01 Luiz Neto - Florianópolis
02 Denis Reba - Estância Velha
03 Marcos Gabriel da Silveira - Florianópolis
04 Caique Silva - Florianópolis
05 Luiz Sachs - Florianópolis
06 Marcelo Piacentini - Urussanga
07 Renato de Souza - Curitiba
08 Marlon Silva - Porto Alegre
09 Leonardo Nunes - Porto Alegre
10 Fernando Gomes - Florianópolis
11 Carlos Ribeiro - Novo Hamburgo
12 Lucas Sachs - Florianópolis
13 Arthur Storfels - Porto Alegre
14 Gabriel Granja - Porto Alegre
15 Adriano Coelho - Urussanga

Best Trick Amador Mini Ramp M/E/C/A/SKATE:
Marcos Gabriel da Silveira - Crail Slide Reverse Over the Gap

Texto e Fotos: Swell Skateboards

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário