sexta-feira, 21 de maio de 2010

Skatistas de peso na Selva Amazônica

Conhecer a Amazônia é com certeza uma experiência inesquecível. Poder desbravar a floresta tropical, visitar locais inusitados, apreciar uma vasta diversidade de belezas naturais, tanto da fauna quanto da flora.



Mas fazer essa viagem e ainda tentar encontrar e explorar picos de skate, é impagável. Foi o que um grupo de skatistas estrangeiros e brasileiros fez recentemente.

Kenny Anderson, Clint Peterson, Jake Johnson, Joey Pepper, Raymond Mollinar, Jack Sabback e os brasileiros Adelmo Jr e Vitor Sagaz fizeram uma viagem de barco de Belém (PA) até Manaus (AM), percorrendo as cidades com picos skatáveis, além de conhecer as belezas naturais da região. Acompanharam esta viagem o fotógrafo norteamericano Jonathan Mehring (Skateboarder Magazine) e o videmaker Josh Welsh (Fuel TV).

No início da viagem, em Belém, os skatistas tiveram o suporte da Amazônia Radical, produtora de eventos encabeçada por Gabriel Leão e pelo skatista profissional local, Augusto Formiga. Os principais picos da capital paraense foram apresentados por Formiga, que se juntou as sessions realizadas em Belém.



Os guias brasileiros na viagem, Adelmo Jr e Vitor Sagaz, também tiveram experências inesquecíveis, que ficarão para sempre em suas memórias. Confira abaixo o relato de Vitor Sagaz sobre essa aventura.

A ideia dessa viagem vem desde 2006, quando o Adelmo foi pela primeira vez para Manaus. O skatista old school da nossa região, Ulysses Boca, lançou a ideia para o Adelmo de fazer uma tour de barco pela nossa região. Ele curtiu a ideia e tentou alguns anos com os patrocinadores dele, mas não rolou. Após algum tempo ele comentou com o Joey Pepper (skatista norteamericano), que falou com o fotógrafo Jonathan Mehring (Skateboarder Magazine) que curtiu a ideia e fez o corre que precisava fazer para rolar. Quando confirmou foi só alegria. Reuniu skatistas de peso, como Jack Sabback, Raymond Mollinar, Joey Pepper, Clint Peterson, Kenny Anderson e Jake Jones. Os skatistas locais de Belém representaram na receptividade, nos levando aos picos de rua e nos pontos turísticos da cidade, mostrando um pouco da cultura local e de suas comidas típicas. Em Belém, pegamos um barco e ficamos 3 dias rumo a Santarém, onde tem uma praia que se chama Alter do Chão, conhecida como o 'Caribe do Brasil'. Uma praia de rio de areia branca, com água transparente. Linda demais! Andamos dois dias em Santarém, onde a galera local nos apresentou os picos, com a mesma característica do povo nortista, sempre com muito carinho e amor em poder mostrar os picos locais da sua cidade. De Santarém pegamos um avião e partimos para Manaus.

No dia em que chegamos a Manaus, estava tendo a premiere de um vídeo local chamado 'Skate Salva' (veja notícia), feito pelo Adônis Perfeito, com o auxilio do Ulysses na produção da festa. Foi impressionante a energia que estava no lugar, pois Manaus nunca tinha recebido uma premiére com aquela organização, e ao mesmo tempo ter a presença de skatistas renomados. Boa parte do skate manauara estava presente, e todos tiveram a oportunidade de conhecer os ídolos de perto. O Jake (Johnson) até comentou comigo sobre o carinho da galera, e de como gostaria muito de poder falar a língua e poder trocar ideia.

Apos dois dias em Manaus, fomos fazer um passeio de 2 dias de barco por dentro da selva Amazônica, para conhecer de perto o que selva pode nos proporcionar. Sentiram na pele as picadas de mosquitos, mas poderam ver ao vivo jacarés, bicho preguiça, Vitória Régia, macacos, encontro das águas, além de nadar com os lendários botos Cor de Rosa. Visitamos uma tribo indígena chamada Tessana e tomamos o chá Ayuaska com eles, e pudemos sentir um pouco da energia mística que a selva tem para nos proporcionar. No final, já estavam todos exaustos de tantas coisas vivenciadas. Os gringos tiveram a oportunidade de conhecer uma parte do Brasil onde muitos brasileiros e até mesmo nortistas não estiveram ainda. Voltaram para casa cheios de lembranças e histórias curiosas para contar. Fico feliz de ter feito parte (junto com eles) de uma experiência única. Se tiver a oportunidade, vá conhecer a Amazônia de perto, porque pelo andar da carruagem não vai durar muito tempo. Infelizmente.


Por: Marcos Hiroshi
Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Skatistas de peso na Selva Amazônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário