terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Reinauguração da Pista do Gaúcho

A pista da Praça do Gaúcho foi originalmente construída em 1974 e é uma das primeiras pistas do país. De lá para cá, muitas gerações de skatistas passaram por ela e uma reforma já se fazia necessária.



Pensando nisso, uma frente comandada por comerciantes e skatistas locais entraram em contato com o vereador Felipe Braga Cortes para a viabilização da reforma e, após um ano e meio de projeto e cerca de quatro meses de obras, a pista foi entregue novamente, com um piso perfeito de granilite e alguns novos obstáculos, aos skatistas curitibanos.



Para celebrar a entrega da nova pista, foi organizada uma grande festa com muita música e muito skate, que aconteceu neste último final de semana, 19 e 20 de dezembro, O 1º Curitiba Sprite Jam. No sábado (19) houve a solenidade de inauguração com a presença do Vereador Felipe Braga Cortes e o secretário de Esporte e Lazer Rudimar Fedrigo, além dos treinos livres para todas as categorias que iriam disputar mais de 15 mil reais em prêmios no dia seguinte e a presença da banda Mosh.



O domingo amanheceu simplesmente lindo, céu totalmente azul e o sol brilhando como nunca, perfeito para um dia na praça.

As competições se iniciaram com a eliminatória do Amador Open. Depois houve ainda a disputa de Carving Suf Style que foi um show a parte com diversas manobras derivadas do surf e muito gás na pista. Depois, foi a vez de o BMX entrar em cena e também da disputa entre pais e filhos, onde foi muito legal ver duas gerações unidas no skate.



O final do Amador Open foi alucinante, com destaque para o pequeno Iago Magalhães de apenas 12 anos, nove destes encima do skate. Iago, apesar de sua pouca idade e tamanho, mostrava muita segurança e levantava o público com manobras de gente grande, destaque para o 540 e o mullerflip no caixão, manobras que o deixou na terceira colocação. A segunda colocação ficou com o local Fernando Ferreira. Já Percy Jr levou para as curvas do Gaúcho toda sua técnica do street e, com isso, faturou o primeiro lugar da categoria e saiu carregado de prêmios.





Para finalizar as competições, entraram em cena os skatistas profissionais para a disputa de Best Trick, valendo uma passagem aérea para Bueno Aires. Diversos skatistas entraram na briga, tais como Miguel Catarina, Felipe Nagano, Marcos Matozo "Cão", Vitor e Mizael Simão, Cristian Sapo, Cristian Chileno, Marcos Pesch, Danilo do Rosário, Daniel Vieira e Marcelo Kosake. Os prós levantaram o público com diversas manobras, mas quem levou a melhor foi Kosake, que usou de sua base do vertical e mandou muitas manobras no novo caixão da pista, levando, assim, a passagem aérea.





Falando em público, este foi um show a parte de todo o evento. Fazia tempos que não presenciava um público tão grande em um evento de skate, muitos skatistas, surfistas e simpatizantes lotaram a praça em toda a volta da nova pista, isso sem contar nas belas mulheres que desfilavam pelo local e deixaram o evento ainda mais bonito.



A trilha sonora de toda a festa ficou por conta dos Dj Bk12. que também tem sua história, confirmando o propósito de unir todos os envolvidos diretamente com a pista e dos grupos Mocambo, Audaz, Charles Bronson, Abeck Skate Rock, The Bridge e, para fechar, o Dj CIA agitou a todos que permaneceram na praça após o belo final de tarde que fechou o dia em grande estilo .



Este foi, sem dúvida alguma, o melhor evento de skate que Curitiba presenciou neste ano e o mérito disso vai para todos os que estiveram presentes, público, skatistas, músicos, a organização e ao poder público, através do vereador Felipe Braga Cortes e Prefeitura de Curitiba, que viabilizaram para os skatistas a revitalização da pista do Gaúcho que, além de ser um ponto de encontro dos curitibanos nos finais de tardes ensolaradas, faz parte também da história do skate nacional.



Resultado Final do Evento:

Amador Open:
01 Percy Jr
02 Fernando Ferreira
03 Iago Magalhães
04 Abel Sandes
05 Gabriel Wolf
06 Julio Milleo Ribas
07 Sinue Ferreira
08 Robson João Moura
09 Augusto (Japinha)
10 Jobim Youshio



BMX:
01 Wagner Pas Nogueira
02 Leonardo PH
03 Israel Senchuke
04 Anderson (Xola)
05 Guilherme (Guile)
06 Vicente (Vice)
07 Wandik (Dubi)
08 Adilson (Cidadão)
09 Icaro (Skin)



Carving Surf Style:
01 Tiago L. Marin
02 Rodolfo Ribas
03 Rafael Cruz da Silva
04 Fabricio Cardoso
05 Jeff
06 Guilherme Lourenço Angelucce
07 Fabiano Rodrigues
08 Nelson Taciano Rossi
09 Robson Carvalho
10 Dan Fabri



Best Trick Pro:
01 Marcelo Kosake



Texto e Fotos: Pablo Vaz
Divulgação: Marcos Bollmann

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Um comentário: