sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

HiperReal no SESCTV


O SESCTV apresenta na sexta-feira, 19 de fevereiro, às 21h, o episódio A Invenção da Roda, que trata do universo do skate na cidade de São Paulo. O esporte surgiu como uma brincadeira de surfistas nos anos 60, na Califórnia (EUA), para garantir um pouco de adrenalina e divertimento nos dias de mar sem ondas. Eles juntaram as rodinhas dos patins com um shape e, apesar da precariedade, conquistou um grande número de jovens.
Em 1965 foram fabricados os primeiros skates e organizados os primeiros campeonatos. O esporte começou a despontar no Brasil em 1974, com o primeiro campeonato no país, e tornou-se popular na década de 90. Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de São Paulo em 2002 revelou que este é o segundo esporte mais praticado no município, atrás apenas do futebol.

É comum ver skatistas pelas ruas da cidade de São Paulo, seja no centro ou na periferia. Após uma reforma, a Avenida Paulista ganhou um calçadão liso que agradou os skatistas. Escadas, hidrantes, canteiros e paredes servem de obstáculo para os skatistas adeptos do free style, modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão.

Tiago é arquiteto e skatista. Sua tese de conclusão de curso da FAU é uma reflexão do skate com o espaço urbano. Já Bruno, de 40 anos, é pastor evangélico e skatista. Toda quinta-feira à noite vai à rampa da Av. Dr. Arnaldo falar algumas palavras religiosas e depois anda de skate com o pessoal.

Mas o que para alguns é hobby, para outros é coisa séria. Bruno, de 24 anos, é dono da marca “Skate até morrer”. Está realizando um filme sobre skate com imagens feitas por ele em várias cidades e rampas, junto com seu amigo Xaparral. Ambos acabaram de voltar do Chile por conta do filme. Xaparral, um dos melhores skatistas do momento, tem 21 anos.

Alessandra, de 24 anos, é campeã mundial de skate e estuda Educação Física. Dá aula de skate em três escolas particulares. Tem patrocínio de uma marca de skate, de um SPA e também ganha dinheiro vendendo pulseiras e colares com temas cristãos na igreja evangélica que freqüenta.

Classificação Indicativa: 12 anos.

Para sintonizar o SescTV: Para todo o Brasil, canal 3, da Sky.
Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, canal 137, da NET Digital
Em outras cidades consulte: www.sesctv.org.br

Fonte:www.triboskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário