O assunto do momento no cenário nacional é a pesquisa Datafolha encomendada pela CBSk, cujo resultado apontou o número de skatistas no Brasil: somos 3.863.981 de brasileiros andando de skate.
Ainda de acordo com a pesquisa, até o final do ano teremos atingido o expressivo número de 4 milhões. Essa quantidade de gente sobre tábuas com 2 eixos e 4 rodas consolida um fato conhecido há tempos ao redor do mundo - o cenário brazuca é o segundo maior do planeta.
É um número impressionante de gente andando de skate, da maneira que for. Uma pesquisa dessas pode ser usada como argumento definitivo pra conquistar melhores condições pros skatistas de um modo geral, como mais pistas, melhores eventos e mais aceitação dos skatistas por parte da sociedade. Infelizmente, tem gente que ainda acha que somos todos "maloqueiros" e que skate nada mais é do que "coisa de criança" ou "distração de adolescente".
Achei alguns dados da pesquisa bem interessantes, bem como aquilo que eles representam:
- Cerca de 6% dos domicílios têm pelo menos um skatista. Praticamente toda família tem pelo menos um skatista, considerando-se parentes de vários graus - ou seja, todo mundo tem um(a) primo(a) praticante.
- A mulherada corresponde a 10% do número total. Isso revela algo que quem anda de skate vivencia no dia-a-dia: há cada vez mais meninas e mulheres deslizando em carrinhos & carrões.
- Nada menos que 58% dos skatistas são das classes C, D e E. Ou seja, aquele papinho de que "andar de skate é caro" cai por terra de uma vez por todas já que a maioria NÃO é de classe média-alta ou rica.
- A relação entre skatistas das capitais com os do interior está bem parelha, 52 % X 48%, assim como a do nível de escolaridade: 50% com ensino médio ou superior e 49% com ensino fundamental. Quer dizer, nem o skate é mais um estilo de vida essencialmente urbano e muito menos os skatistas são "vagabundos ignorantes".
- 14% de nós temos mais de 21 anos. Um em cada 7 skatista é um adulto que, muito provavelmente, trabalha e pode comprar os produtos que melhor atendem às suas necessidades.
Curiosamente, NENHUMA marca de produtos do mercado nacional participou da encomenda da pesquisa. Foram empresas de mídia e eventos, além da própria CBSk, que coçaram o bolso pra financiar os trabalhos que levaram a esses dados estatísticos muito interessantes. Ainda bem que tem gente que não fica esperando pra agir, senão ainda só teríamos dados defasados de 2006 como amostragem.
Sinceramente, prefiro não comentar muito a respeito do fato dos maiores interessados pelo resultados da pesquisa terem ficado de fora do financiamento da mesma. Parece que vivem numa bolha, onde nada pode afetá-los, pra agirem como avestruzes... Lamentável.
O dados completos, e mais uma entrevista com Marcelo Santos (presidente da CBSk), podem ser vistos no link abaixo:
LINK ESPN POR SIDNEY ARAKAKI
Por: Guto Jimenez
Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário