sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sedentarismo: um vilão contra sua saúde

Nos últimos 100 anos a tecnologia evoluiu trazendo consigo inúmeros confortos e facilidades para as atividades do dia, as quais resultaram em uma sensível redução na atividade física do ser humano de um modo geral, ou seja, cada vez nos movimentamos menos.



Hoje já não é necessário andar para ir a lugar algum, pois temos os meios de transporte sem utilização de energia própria que, além de muito confortáveis, são bem mais rápidos do que o tradicional e saudável caminhar. Muitas vezes nem mesmo é preciso sair do lugar, uma vez que apenas com a utilização dos dedos podemos comprar através da Internet o que quisermos sem sair do conforto do lar. Porém toda essa comodidade nos trouxe um fenômeno comportamental deletério denominado sedentarismo.

O modo de vida sedentário traz consigo inúmeras conseqüências negativas a saúde do organismo como um todo. No aparelho locomotor composto pelos ossos, músculos e ligamentos, temos grande perda de sua função sendo essa relacionada em grande parte as perdas de massa muscular e óssea; e o surgimento de dores musculares, pois músculos encurtados e mais fracos não suportam os estresses aplicados sobre eles ao longo do dia.

Agora o maior impacto que esse estilo de vida trás para a saúde está relacionado ao sistema cardiovascular, onde ocorre profunda perda de eficiência, principalmente pelo entupimento de suas artérias e também pela redução na capacidade de ejetar o sangue, ou seja, ele precisará bater mais vezes para atender a mesma demanda sanguínea, o que em ultima análise diminui a vida útil do coração. Esse estilo provoca ainda outros fatores negativos, ganho de peso (através do acumulo de gordura), redução da capacidade respiratória, redução da aptidão física, redução na eficiência do sistema imunológico, redução da tolerância à fadiga, queda da força muscular e da flexibilidade.

O que se pode dizer é que existe uma série de doenças relacionadas com a falta de atividade física, denominadas genericamente de Doenças Hipocinéticas (hipo=falta e cinética=movimento) das quais podemos destacar: doenças cardíacas coronarianas (infarto do miocárdio, arterosclerose), hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol, osteoporose, sarcopenia (perda de massa muscular), doenças articulares, ansiedade entre outras.

Diante de todos os fatos apresentados acima cabe a pergunta de como combater esse mal, e a resposta para ela é muito fácil, ou seja, é só começarmos a praticar alguma atividade física, lembrando-se é claro de consultar um médico e ser orientado por um educador físico.



AGORA, MEXA-SE E SEJA FELIZ !!!

Acesse o site RAFAEL GUEDES

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário