terça-feira, 29 de junho de 2010

Skate Social no Arraiá da Ajuda

Esse ano o skate esteve mais presente no evento que é organizado pelo Centro Social São Vicente. Contou com a realização de diferentes desafios radicais e oficinas sociais com skate, que foram ministradas pelo Curso de Skate do Prof. André Viana, com apoio do Projeto Skatistas de Cristo e do Brasas English Course.



Aconteceu entre os dias 18 e 19 de junho, a tradicional festa de Nova Iguacu, o Arraiá da Ajuda. O evento já acontece há alguns anos na Praça do Skate, onde existe a primeira pista de skate da América Latina. A pista recebeu uma reforma para realização das atividades de skate. Os buracos foram tapados e foi feita uma pintura em homenagem à copa do mundo. Vale lembrar que a pintura ajuda a proteger o antigo piso da histórica pista.



Segundo o Prof. André Viana: "A tinta serve para embelezar a pista e conservá-la do desgaste natural do tempo, assim como proteger os skatistas de escoriações e diminuir o desgaste do equipamento (shape e rodas)".

No dia 18/06 (Sexta-Feira) foi realizada uma oficina de vivência para adolescentes e adultos, que foi iniciada às 18H00, e contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas. Às 20H00, foi iniciado a competição Best Trick em categoria unificada, que fazia parte da programação. Neste dia o desafio de melhor manobra teve a participação de 15 competidores e aconteceu na plataforma entre as duas bacias. O vencedor do dia foi o skatista Marcus Chaverinho que executou um nolie heel flip big spin. Quem ficou em segundo lugar foi o Felipe Ribeiro que atravessou a plataforma de hard flip no estilo e com alta velocidade. A revelação desta prova foi o Novato Carlos Henrique que detono um FS 360 na base.

No dia 19/06 foi realizada a oficina de vivencia nos moldes e horários do dia anterior que contou com a participação de 60 pessoas, porem no best trick que se iniciou as 20H00 o formato foi diferente e muito animado. Dessa vez o desafio de melhor manobra foi realizado na transição, ou seja, na própria rampa com manobras into fakie ou de 180, podendo usar a borda como opção. Nesse dia o desafio contou com a participação de 16 competidores, entre eles o skatista profissional Tobias Soares que veio prestigiar o evento. Quem fez a melhor manobra nessa data foi o jovem Yan Felipe que acertou um FS flip nose blunt na parte mais alta da pista, manobra aclamada e aprovada por todos. Em segundo ficou Tobias com a sua clássica manobra BS kick flip 540. A revelação deste dia foi o novato Jean de Austin que ganhou um skate zerado encaminhado por um importante projeto social. Vale apena mencionar que o skatista Leandro Gamba participou da final e que o skatista Rodrigo Piraque fez um estagio de locução durante o evento. Na mesma noite após o evento, rolou um rap freestyle com o Drak que mandou muito bem nas rimas improvisadas.

Na manha do dia 20/06 (domingo) rolou um aulão de skate para 16 crianças do projeto curso de skate e convidadas. Durante essa aula os skatistas, Pedrinho, Babu, Rafael Coringa e Felipe Ribeiro, que estão fazendo o curso de Ed Física auxiliaram na realização das atividades.



Na noite do mesmo dia foi realizado uma oficina de vivencia que atendeu 40 jovens e o Best Trick de corrimão de alto nível. Nesta prova participaram apenas 8 competidores devido a dificuldade do obstáculo (muita gene amarelou) e o vencedor foi o skatista Felipe Ribeiro que mandou muito bem com a manobra BS heel flip rock slide no corrimão quadrado do cotovelo. É importante destacar que a skatista Taiane Batatinha fez parte da final neste dia.

Todas as atividades de skate oferecidas no evento foram 100% gratuitas. Vale lembrar que o skate é um esporte em crescimento e que em recente pesquisa realizada pelo instituto data folha, foi identificado que o skate atualmente esta presente em 3 milhões e oitocentos mil residências, sendo deste total 15% dos praticante são meninas e comparando esta pesquisa as pesquisas dos ano anteriores foi identificado um crescimento de 20% ao ano.

Aproveitamos o momento para em primeiro lugar agradecer a Deus e o nosso Senhor Jesus Cristo que nos permitiu fazer as nossas atividades de skate o evento e agradecemos também a presença do publico, dos skatistas e de todas as pessoas, empresas e instituições que colaboraram para realização de tudo o que foi planejado para o skate neste animado final e semana.

Seguem abaixo os resultados principais do desafio de street banks:

Desafio dia 18/06 (Transfer)
Vencedor: Marcus Chaverinho – Nolie heelflip Big Spin

Desafio dia 19/06 (Transição)
Vencedor: Yan Felipe – F/s Flip Noseblunt

Desafio dia 20/06 (Corrimão)
Vencedor: Felipe Ribeiro – Heelflip rockslide





Fonte:www.campeonatosdesakte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário