sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ações socioambientais movimentam a Oi Megarampa

Atividades voltadas à defesa do meio ambiente e do bem estar social fazem parte do evento que acontece no Sambódromo do Anhembi.

São Paulo (SP) – A Oi MEGARAMPA 2009, que reunirá alguns dos melhores skatistas e bikers do planeta, nos dias 26 e 27 de setembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, será muito mais do que apenas um evento esportivo e de entretenimento recheado de radicalidade. As empresas organizadoras do evento – Brasil1 Esporte, MaxSports e Zoobamboo do Brasil – irão realizar uma série de ações socioambientais no intuito de promover o conceito de um "mundo autossustentável e mais justo” para seus habitantes.

Sustentabilidade, reaproveitamento, reciclagem, geração consciente de resíduos, garantia de origem legal, replantio de árvores nativas da Mata Atlântica, educação complementar e atividades preparativas para o mercado de trabalho se juntam, em forma de atividades dirigidas, ao vocabulário próprio de skatistas, bikers e entusiastas dos esportes de ação durante os dois dias de evento. Ações estas que movimentarão centenas de pessoas em torno do bem comum.

A segunda edição da Oi MEGARAMPA reunirá 15 atletas – 13 skatistas e dois bikers -, que desafiarão uma rampa de 105 metros de extensão e 27 metros de altura, equivalente a um prédio de nove andares. Entre os nomes confirmados estão os dos brasileiros Bob Burnquist, Lincoln Ueda, Edgard Vovô, além das estrelas internacionais Jake Brown, da Austrália, e Adam Taylor, dos Estados Unidos.

Madeira sustentável - Toda a madeira utilizada na pista que os melhores skatistas do mundo irão desafiar durante a Oi MEGARAMPA 2009 possuem o certificado FSC (em inglês Forest Stewardship Council), que garante a origem legal da madeira proveniente de áreas de manejo florestal.

A equipe do arquiteto George Rotatori, responsável pela montagem da pista, utilizará 40 toneladas de madeiras, de diversas espécies. Deste total, 85% (ou 34 toneladas) serão reaproveitadas da edição de 2008 da Oi MEGARAMPA.

Os troféus que serão entregues aos vencedores da Oi MEGARAMPA 2009 serão produzidos pela Coopertim Escola de Marcenaria - Projeto Léo Educa, que atende jovens de comunidades carentes da cidade de Diadema na Região Metropolitana de São Paulo.

Todas as peças também serão manufaturadas usando diferentes espécies de madeira certificadas pelo FSC. No ano passado, os troféus também foram feitos de madeira.

CO2 - Todo o carbono (CO2) emitido para a realização da Oi MEGARAMPA 2009 será calculado de acordo com a norma ISO 14064. A metodologia aplicada e os resultados serão publicados no Relatório de Sustentabilidade do evento.

Para compensar a emissão de gases do efeito estufa, as empresas organizadoras do evento plantarão mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em quantidade suficiente para absorver todo o CO2 emitido pela produção do mesmo.

O plantio ocorrerá em uma área considerada prioritária para restauração em conjunto com uma ONG idônea com projetos ligados ao meio ambiente.

Material reciclável - Toda a lona "Sanet” e também de vinil – um total de 4 mil m2 - usadas na sinalização e cenografia da Oi MEGARAMPA 2009 serão recolhidas e encaminhadas ao Projeto Arrastão, que utilizará este material para a fabricação de bolsas, sacolas e outros acessórios.

Os produtos manufaturados a partir destes materiais poderão, inclusive, ser readquiridos pelos produtores e patrocinadores do evento como brindes de final de ano para seus clientes e colaboradores. Eles estarão expostos na Tenda de Sustentabilidade, instalada no espaço denominado de Skate Village, no Sambódromo.

O Projeto Arrastão, pioneiro na confecção de bolsas e acessórios produzidos a partir da reutilização de lona vinil, ajuda centenas de crianças e jovens de comunidades pobres da Zona Sul da capital paulista, fornecendo educação complementar e atividades preparativas para o mercado de trabalho. A ONG possui um núcleo de costura e moda que ministra cursos de design, administração e aspectos comerciais para mulheres e jovens.

Menos resíduos – Todos os fornecedores que atenderão os produtores da Oi MEGARAMPA foram orientados para reduzirem o uso de materiais e embalagens, evitando assim a geração excessiva de resíduos.

A empresa contratada para cuidar da limpeza durante o evento foi avisada no sentido de colaborar com os objetivos socioambientais da Oi MEGARAMPA, bem como serão instaladas placas de sinalização contendo mensagens de conscientização social e ambiental.

Também ficou acordado que todo o resíduo sólido gerado durante o evento e nas fases de montagem e desmontagem serão encaminhados a um centro de reciclagem para ser separado e encaminhado às respectivas cadeias de produção. Este trabalho será realizado em parceria com a cooperativa Cooperaacs, que já possui larga experiência em trabalhos em eventos de grande porte.

OI MEGARAMPA


Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário