terça-feira, 22 de setembro de 2009

Oi MEGARAMPA tem primeiro treino na quarta-feira

A gigantesca estrutura montada no Sambódromo do Anhembi está quase pronta e os competidores estão chegando a São Paulo.

São Paulo (SP) - Boa parte dos atletas que competirão na Oi MEGARAMPA 2009, sábado e domingo, no Sambódromo do Anhembi, chegou nesta terça-feira, em São Paulo (SP). Outro grupo é esperado na manhã desta quarta-feira. Está confirmada a participação de sete atletas do exterior – cinco skatistas e dois bikers – e dez do Brasil.

A montagem da pista de 1.300 metros de área construída, 105 metros de extensão e 27 metros de altura – equivalente a um prédio de nove andares – está praticamente finalizada pela equipe do arquiteto George Rotatori. Na quarta-feira, pela manhã, a gigantesca estrutura estará pronta e liberada para os atletas. O primeiro treino está programado pelas empresas organizadoras do evento, Brasil1 Esporte, MaxSports e Zoobamboo do Brasil, para as 15 horas desta quarta-feira.

De fora do país, competem em São Paulo os skatistas norte-americanos Adam Taylor, Rob Lorifice e Elliot Sloan, o canadense Pierre Luc-Gagnon e o australiano Jake Brown, além dos praticantes de BMX Anthony Napolitan e Kevin Robinson, ambos dos Estados Unidos. Andy MacDonald desistiu de competir por motivos pessoais.

A lista de skatistas que defenderão as cores do Brasil é formada por Bob Burnquist, Lincoln Ueda, Vítor Simões, Rodrigo "Digo” Menezes, Edgar "Vovô” Pereira, Christiano Matheus, Pedro Barros, Marcelo Bastos, Martin André e Marcelo Kosake. "Os brasileiros evoluíram bastante em relação ao ano passado”, avaliou Bob, vencedor da Oi MEGARAMPA 2008 e apontado sete vezes o melhor o skatista do mundo.

Coletiva na quinta-feira – A entrevista coletiva da Oi MEGARAMPA 2009, que reunirá os melhores skatistas e bikers do planeta, será realizada nesta quinta-feira, às 10 horas. O encontro com os jornalistas acontece no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (entrada será pelo portão 28, na avenida Olavo Fontoura), palco do evento.

Estarão presentes o brasileiro Bob Burnquist, o australiano Jake Brown, os demais competidores confirmados, representantes das empresas organizadoras e patrocinadoras e o secretário Municipal de Esporte, Walter Feldman.

Após a coletiva, os skatistas e bikers vão treinar na gigantesca estrutura da Oi MEGARAMPA.

Corrimão – A Oi MEGARAMPA 2009 traz uma grande novidade em relação à edição do ano passado: uma disputa de corrimão. Ela acontecerá no sábado entre 16 e 17 horas e contará pontos para definir o campeão geral da competição. Aberta apenas para skatistas, esta prova de alto grau de dificuldade consiste em dropar (descer) a rampa, ganhar velocidade em uma rampa de salto ("gap”) e realizar uma manobra sobre um corrimão antes de terminar a volta no "quarter”, último obstáculo da Oi MEGARAMPA.

Bikers – Não serão apenas os melhores skatistas do mundo que desafiarão a Oi MEGARAMPA 2009. Dois dos maiores expoentes do bicicross Vertical no mundo, os norte-americanos Kevin Robinson e Anthony Napolitan, serão protagonistas do Desafio Mega de BMX, que promete deixar o público nas arquibancadas arrepiado. Os dois, que estiveram presentes – ao lado de Morgan Wade, também dos Estados Unidos – na primeira edição da Oi MEGARAMPA, no ano passado, se apresentam duas vezes na tarde de sábado e outra na manhã de domingo. Cada sessão terá em torno de 30 minutos.

Sustentabilidade – A Oi MEGARAMPA 2009 será muito mais do que um encontro esportivo e de entretenimento. Durante o evento está programada uma série de atividades de cunho socioambiental. Entre as ações estão a utilização de madeira com certificado SFC para a construção da pista, com reaproveitamento de 85% da usada em 2008, e a plantação de árvores nativas da Mata Atlântica para compensar o carbono emitido durante a competição. Os troféus dos vencedores também serão confeccionados em madeira certificada.

Será realizada doação para um projeto que atua com crianças e jovens carentes de toda a lona Sanet e vinil usada no evento (cerca de 4 mil metros quadrados), para a confecção de bolsas e acessórios. Os fornecedores e parceiros da Oi MEGARAMPA 2009 serão orientados para gerar o mínimo possível de resíduos sólidos, que serão encaminhados para uma usina de reciclagem. Todo o lixo não orgânico deixado pelo público também será reciclado.

Vale citar que toda a madeira utilizada na pista que os melhores skatistas do mundo irão desafiar durante a Oi MEGARAMPA 2009 possuem o certificado FSC (em inglês Forest Stewardship Council), que garante a origem legal da madeira proveniente de áreas de manejo florestal. Foram utilizadas 40 toneladas de madeiras, de diversas espécies. Deste total, 85% (ou 34 toneladas) foram reaproveitadas da edição de 2008 da Oi MEGARAMPA.

Os troféus que os vencedores da Oi MEGARAMPA 2009 receberão foram produzidos com madeira certificada pela Coopertim Escola de Marcenaria - Projeto Léo Educa, que atende jovens de comunidades carentes da cidade de Diadema na Região Metropolitana de São Paulo.

Skate Village – Os promotores do evento organizarão um grande espaço de entretenimento para o público que for assistir ao vivo a Oi MEGARAMPA 2009. No Skate Village, como o espaço foi batizado já no ano passado, os entusiastas dos esportes de ação encontrarão diversas atividades para se divertir e se interagir com quem for ao Sambódromo paulistano.

Entre as ações programadas, estão sessão de autógrafos com skatistas profissionais, exposição de shapes (prancha de madeira colocada sobre os eixos do skate), disputas de jogos virtuais, distribuição de brindes, área para descanso, entre outras. Ao todo, serão cerca de 20 estandes de exposição.

Programação– A Oi MEGARAMPA 2009 teve sua programação oficial definida. Os skatistas entram em ação a partir das 10 horas de sábado (26); os bikers, às 13h30. As provas de sábado terão transmissão ao vivo pelo canal SporTV. A final, no domingo, entre 11h00 e 12h30 será mostrada ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Sábado (26)
- 10h00 às 12h00 - Treinos
- 12h00 às 13h30 – Quartas-de-final Skate
- 13h30 às 14h00 - Desafio Mega de BMX (aéreo)
- 14h00 às 15h30 - Semifinal no Gap de 50 pés
- 15h30 às 16h00 - Desafio Mega de BMX (melhor manobra)
- 16h00 às 17h00 - Final no corrimão

Domingo (27)
- 09h00 às 10h30 - Treinos
- 10h30 às 11h00 - Desafio Mega de BMX
- 11h00 às 12h30 - Final no Gap de 70 pés

A Oi MEGARAMPA tem o patrocínio da Oi, co-patrocínio de Hawaiian Dreams (HD), Nescau e TNT e supervisão técnica e apoio da Confederação Brasileira de Skate. O evento é uma realização da Brasil1 Esporte, da MaxSports e da Zoobamboo do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes.

Atenção: favor confirmar presença na coletiva de quinta-feira, às 10 horas, pelo email zdl@zdl.com.br

Roberto Pierantoni – MTb 18.194
e-mail: piera@zdl.com.br

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário