sábado, 24 de abril de 2010

A Bicicloteca na Cidade de Deus

A partir do dia 11 de abril, os moradores da favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, terão a oportunidade de escolher livros e revistas na porta de casa.


Mariana Ximenes

Isso mesmo. Os exemplares chegarão em uma bicicleta equipada com estantes com 70 livros e revistas (adultos e infantis), dirigida por um garoto, que vai ser chamado de "biciclotecário". Chamada de Bicicloteca, ela vai funcionar como uma biblioteca ambulante que vai passar semanalmente por algumas ruas da comunidade.

A iniciativa da CUFA Central Única das Favelas, foi idealizada pela roteirista de cinema Manuela Dias. A iniciativa tem o apoio do Colégio Mopi e da empresa Diálogo Design.

A bicicloteca tem um design atrativo e vai percorrer as ruas munida de um alto-falante. As vozes que sairão dele são bem conhecidas: as atrizes Camila Pitanga e Heloísa Perissé são madrinhas do projeto e vão gravar mensagens personalizadas com o nome dos moradores das casas por onde a bicicleta passar, convidando-os a pegar livros, revistas e gibis. A bike vai percorrer três rotas previamente determinadas dentro da favela.

"A bicicleta não pretende substituir o espaço da biblioteca. Muito pelo contrário. A ideia é tornar o contato com o mundo da leitura mais agradável e criar o hábito de ir à biblioteca", diz Manuela. Para tanto, o projeto vai criar um sistema de doações de livros e assinaturas de revistas para ampliar a sala de leitura que já existe na comunidade e construir um espaço maior para a biblioteca.


Camila Pitanga

A festa de lançamento da Bicicloteca, aconteceu na sede da CUFA na Cidade de Deus, no domingo dia 11 de abril, a partir das 11h00. O ator Cláudio Torres Gonzaga, do grupo de stand-up Comédia em Pé será o mestre de cerimônias, o grupo de teatro Tumulto, da CUFA, apresentará um esquete e a atriz Camila Pitanga participará de um sarau de leitura.

O skate não poderia ficar fora dessa, o Biomédico e skatista da CUFA, Eduardo Gringo, marcou presença com alguns alunos e amigos e realizou a doação de algumas revistas de skate, com isso vai divulgar e espalhar como funciona o esporte skate para um público onde o Gringo leva o skate, com ajuda de Chorão (Charlie Brown Jr.) e Mv Bill.

Camila Pitanga, Heloisa Perissé, Mariana Ximenes, Mv Bill, Eduardo Gringo e outros artistas e esportistas já se encontram distribuindo revistas e livros pela favela, atingindo a mais de 45 mil habitantes, moradores da favela.

Por: Eduardo Carvalho

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário