sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mineirinho testa o Skate 3

Ollies, Hellflips, Grinds. Manobras básicas para quem anda de skate.



Para quem não sabe andar na prancha com rodas, elas podem ser realizadas com uma determinada facilidade nos videogames. No jogo “Skate 3”, que chega às lojas americanas na primeira quinzena de maio e em junho no Brasil, os jogadores têm a chance realizar manobras muito mais complexas e de se tornarem grandes campeões da modalidade – pelo menos em um mundo virtual.

Para comprovar se o título, que será lançado para o PlayStation 3 e para o Xbox 360, consegue trazer uma experiência realista para as mãos dos gamers, o G1 convidou o pentacampeão mundial de skate, três vezes campeão europeu e medalha de ouro nos X-Games de Los Angeles, nos Estados Unidos, Sandro Dias, o “Mineirinho”, para analisar o game.

O título, produzido pela Electronic Arts e que será lançado no Brasil pela Warner Bros, utiliza a alavanca analógica direita dos controles dos videogames para fazer com que o personagem na tela realize uma série de manobras. O jogador precisa fazer uma combinação de movê-la para cima e para baixo para fazer um Ollie, o salto mais básico com o skate nos pés. Outras manobras mais complexas são feitas ao se mover a mesma alavanca para os lados, pressionando outros botões.


Foto: Gustavo Petró/G1

Um gamer iniciante em Skate 3 pode ter alguma dificuldade para realizar algumas das missões, que envolvem utilizar obstáculos para reproduzir manobras. Skatista profissional, Dias dominou facilmente o game. Ao pegar o controle, ele conseguiu fazer com que seu personagem fizesse de tudo com a prancha com rodas. “Quem já anda de skate consegue ver o tempo certo para realizar as manobras e a distância para os saltos”, comenta. “O jogo mostra bastante realismo”. A especialidade de Sandro é o vertical, que utiliza o halfpipe. No game, ele não teve problemas para fazer alguns movimentos do “street”, que é o skate andado na rua.

Sandro Dias é o único ser humano que realiza a manobra 540 body jar. Ele inventou o movimento que consiste em dar um giro de 540 no ar e, antes de voltar para o halfpipe, bater a rabeta do skate no chão. O game Skate 3 permite a realização de manobras bastante complexas, mas talvez não tão aprimoradas quanto a de Dias. No entanto, o game pode ajudar a criar novos movimentos. “O skatista [para criar uma manobra] a visualiza antes. Pensa em algo e de repente vem o estalo. Aí, é preciso treinar para fazê-la”, afirma Mineirinho. “É preciso pensar em todas as possibilidade de erros,no que se pode errar para tentar não se machucar”.

Em Skate 3, o personagem virtual cai ao errar o tempo do movimento. Os arranhões e roxos que aparecem no skatista do game, obviamente, não doem no gamer. Mas ao tentar andar de skate na vida real, é bom ter alguns cuidados. “Eu tive sorte”, diz Dias. “Em 24 anos andando, eu já quebrei tornozelo, dedo do pé, o pulso, desloquei o ombro, torci os dois joelhos de uma vez... Antes de aprender a cair [como um profissional], é muito importante utilizar equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.

Sandro Dias aprovou o game. “Tanto os personagens quanto os movimentos são muito reais. No início, você pode se atrapalhar um pouco, mas depois de 15 minutos jogando, já é possível realizar manobras bem legais”. Depois de testar o game, ele estava ansioso para mostrar suas habilidades em uma pista de skate. “Para mim é muito mais fácil andar de verdade do que jogar”, afirma. Quando o G1 perguntou quando o público veria Sandro em um game, ele diz. “Estou esperando o convite. Quem quiser é só me ligar, e pode ser para um jogo de Atari”.

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário