sexta-feira, 16 de abril de 2010

Revista 100% Skate Edição 15



CAPA

Marcello Gouvea, bs disaster. Foto: Dhani Borges

Matérias Principais

O SKATE CRESCE NO BRASIL
Somos quase 4 milhões de skatistas espalhados em todo território nacional, de acordo com dados divulgados em março de 2010 pelo Instituto Datafolha. Os 20% de aumento com relação ao último levantamento (2006), além de outros números altamente positivos, comprovam a força do Skate dentro da sociedade brasileira e projetam uma curva de crescimento para os próximos anos.

WILLIANS DENTINHO - CARISMÁTICO POR NATUREZA
Entrevista Marcelo Viegas Retratos Renato Custodio

Willians Dias, aka Dentinho
23 anos, 11 de skate
São Paulo (SP)/Rio de Janeiro (RJ)
Patrocínios: 5Boro, Crail e Nike (flow)

O bom humor é sua marca registrada. Em cima do skate, na balada ou tomando banho de cachoeira, Willians Dentinho está sempre sorrindo. De tanto sorrir, contagia quem está ao seu lado. Brincalhão e dono de um jeito peculiar de falar, uma mistura da raiz paulistana com os anos de vivência no Rio de Janeiro, sempre tem alguma gíria nova no gatilho. Dialeto das ruas. Dialeto de streeteiro, de quem só se sente feliz no ambiente caótico dos grandes centros urbanos.

A TEORIA, NA PRÁTICA
Produzido pela Rotina Filmes, “Seleção Natural” mistura a teoria de Darwin com skate de primeira linha e sobrevive no ambiente selvagem dos vídeos independentes
Texto Douglas Pietro Fotos Fernando Martins

O processo da Seleção Natural, teoria científica elaborada por Charles Darwin (1809-1882), prega que os seres mais adaptados ao ambiente seriam mais propensos a sobrevivência. Características genéticas favoráveis à vida vão se tornando mais comuns conforme a sucessão de gerações, enquanto as desfavoráveis tendem ao desaparecimento. É uma teoria sobre biologia, mas parte do raciocínio encaixa-se em diversas outras áreas.

A MECÂNICA DE UM SONHO
Orivaldo Augusto Pravatti de Moura, aka Sujeira
23 anos, 12 de skate
Cabreúva (SP)
Patrocínio: Skate Até Morrer
Apoio: adidas skateboarding (flowteam)

Texto Charles Franco Fotos Homero Nogueira

Escolher a carreira de skatista como profissão não é uma decisão simples de ser tomada. Além de encarar um mercado formado por inúmeros talentos, para ser skatista é preciso mais que um arsenal de boas manobras e técnica apurada. Antes de qualquer coisa, para levar a vida em cima do skate é necessário ter atitude.

O PRÓXIMO NÍVEL
Ao final de cada ano, alguns skatistas conseguem se convencer de que tudo o que passaram por conta do amor que têm pelo skate representa bagagem suficiente para abraçar sua paixão como profissão. Skatistas são seres críticos por natureza e quase sempre insatisfeitos, portanto não é um processo simples obter a certeza de que estão prontos. Os novos profissionais brasileiros chegaram ao nível máximo, mas tenha certeza: eles não estão satisfeitos
Por Douglas Prieto

DIAS QUE DURAM PARA SEMPRE
Cair na estrada e sentir na pele o prazer que a palavra liberdade carrega. Klaus Bohms, Lucas Xaparral, Dhiego Correa, Glauber Marques, Murilo Romão e Roger Mancha rodaram mais de mil quilômetros em 10 dias pelo Sul do país com um único compromisso: andar de skate e se divertir, absorvendo toda a energia que uma sessão entre amigos pode proporcionar. Roger Mancha conta cada detalhe dessa saga, que dificilmente eles conseguirão tirar da memória.

10 COISAS SOBRE O SKATE DE ARACAJU
Por Marcelo Viegas

NITROMINDS - REFERÊNCIAS DA REFERÊNCIA
Texto Marcelo Viegas Foto Fernando Martins
Na estrada desde 1994, o Nitrominds é uma referência do hardcore brasileiro. O trio de Santo André (SP) possui uma bagagem invejável de lançamentos: seis álbuns, um EP, um split (com os alemães do D.Sailors), um disco ao vivo e inúmeras participações em coletâneas. Além disso, já levaram seu som para a Europa (8 tours), Argentina, Canadá e todos os cantos do Brasil. E agora prestam uma homenagem às suas influências, com a gravação de um disco de covers, disponível para download gratuito no Portal Web da CemporcentoSKATE. São 16 músicas, indo de Pennywise à Ratos de Porão, e passando por The Police, Bad Religion e Nuclear Assault: as escolhas resumem bem o que passou pelos ouvidos de André (vocal e guitarra), Lalo (baixo) e Edu (bateria) ao longo de suas vidas. Vale lembrar que o álbum conta com participações especiais do Rodrigo (Dead Fish), João Gordo e Jão (RDP). Confira um faixa a faixa do álbum “Kill Emo All”, feito pela própria banda.

RODRIGO DIORN - RAIZ NA RUA
Por Charles Franco
Nascido em São Miguel Paulista, na Zona Leste paulistana, Rodrigo Araujo Rodrigues, a.k.a Diorn, buscou na rua elementos de inspiração para fazer da arte seu modo de vida. Autodidata, desenvolveu um jeito próprio de se relacionar com a metrópole e expressar seu trabalho pelos muros da cidade. A experiência acumulada com o graffiti levou Diorn para dentro do mundo corporativo, e hoje vive uma nova fase em sua carreira, fazendo parte da criação de moda masculina para a marca Mormaii. A CemporcentoSKATE conversou com o artista para descobrir como ele faz para agregar elementos urbanos em seus trabalhos dentro da empresa.

COM AS 4 - FRONTSIDE OLLIE 180 OVER THE RAIL TO FAKIE NOSEGRIND
Texto Douglas Prieto e fotos Atilla Chopa
Por Diego Oliveira
Não é preciso inventar, ou dar nome a uma manobra, para que ela se torne uma marca registrada de determinado skatista. Lincoln Ueda não inventou o body jar, mas você pensa em outros skatista quando lembra dessa manobra?
Diego Oliveira foi chamado pra esse Com as 4, pra apresentar uma dessas manobras, que através dos tempos ligam-se a um nome (nesse caso, ao dele próprio) de forma inseparável. Um generoso frontside ollie 180, grande o suficiente para passar por cima do corrimão e encaixar um fakie nosegrind no outro lado do corrimão, saindo tembém de fakie. Se você destacar o frame do momento sobre o corrimão, pode imaginar que trata-se de um switch salad grind, pela posição do corpo e a forma com que o skate apóia-se sobre o cano.

COLUNAS
- Calçada por Douglas Prietos: “SER O QUE”
- C’Est la Vie por Rodrigo K-b-ça: “MELHOR COM AMIGOS...”
- Cº 365 por Fabio Bitão: “ADELMO”

CONCHA
- TWINPINE(S) – Niagara Falls (A Gravadora Pulp)
- UGANDA – Vol.3: Caos, Carma, Conceito (Free Mind Recs / Goma Discos / Incêndio Discos)
- MASSACRE EM ALPHAVILLE / ENCROACHED / DARGE / UNDER THE RUINS – 4wayfordestruction (Cospe Fogo / Karasu Killer)
- MIXHELL – Mixhell (3plus Music / ST2 Records)

COLAÇÃO DE GRAU
Lucas Silva (Jacareí-SP), Murilo Macena (São Bernardo do Campo-SP) e Walney Veiga (São Paulo-SP)

Acesse: CEMPORCENTOSKATE

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Um comentário: