quinta-feira, 5 de novembro de 2009




Há alguns anos acontece o Festival de Curtas na cidade de Atibaia- SP. Este ano foi a quarta edição, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret. O festival caracteriza-se por dar destaque à produção cultural de filmes feitos por videomakers de todo o Brasil, de forma independente e alternativa. Um evento que recebe profissionais e amadores do setor áudio- visual local, e também de outras regiões.

Este ano, o skate teve destaque com uma produção do cineasta Álvaro Perrone ”Juba”, residente há cinco anos na cidade. Diretor e produtor há mais de 15 anos, sempre atuando no mercado de filmes publicitários, documentários e institucionais.

Juba sempre esteve diretamente ligado ao universo do skate, desenvolvendo promo videos para skatistas como: Fábio Pen, Marcos Guarnieri, Marcos ET, entre outros.

Com essa bagagem, Juba aceitou, a convite de alguns amigos locais, o desafio de escrever um roteiro para participar do festival. Empolgado com o resultado final do roteiro, saiu para a produção com verba própria e sem nenhum auxílio de assistentes ou equipamentos mirabolantes. O skatista profissional Fábio Pen aceitou também gentilmente esse desafio.

A produção “Hoje”, um curta muito bem produzido, que mostra a perspectiva do trabalho sobre uma visão diferenciada: o olhar do skatista sobre o trabalho e carreira profissional, sendo Fábio Pen o protagonista do filme.

O filme mostra um dia na rotina do skatista, desde o amanhecer até o final do dia, em um dia de session em Atibaia, mostrando também que o skatista tem uma rotina de trabalho, que não é muito diferente dos profissionais em geral, fazendo uma comparação ao mercado de trabalho com profissionais como ele, Marcos ET e os estagiários; skatistas amadores e iniciantes que aparecem no decorrer do filme, andando no Quadrado.

A temática do filme é muito diferente e original, pois mostra o skate por outro ângulo: como trabalho e meio de vida. O filme ainda é um estímulo a criatividade da produção artística no meio do skate, além de ser uma homenagem a todos os skatistas profissionais. Uma realidade que a maioria das pessoas leigas na sua rotina diária não consegue assimilar com clareza, mesmo ao tentar enxergar o skate como uma profissão, como é hoje em dia.

O mais importante foi o fato do filme ter sido o vencedor de melhor curta exibido na mostra, o que pode ser um grande incentivo à produção cultural ligada ao skate em Atibaia. Anteriormente, outras produções emplacaram em edições anteriores, como o filme Atibaia Skate Family, de Marcelo Verdi, porém ”Hoje” foi um marco na história das produções ligadas ao skate na cidade, por ter sido o vencedor na mostra competitiva, e estará concorrendo no Festival Internacional do Audiovisual, no qual só podem participar produções que foram devidamente premiadas anteriormente, em outros festivais.

E o resultado não poderia ser outro: levaram para casa o primeiro prêmio com uma curta metragem realista em toda sua essência, desde o roteiro denso e emocional, até a fotografia limpa (produzida com uma Nikon D-90) sem o auxílio de luzes senão a do sol. Vitória uninâme, todos os juízes e organizadores ovacionaram as performances de Fábio Pen e dos figurantes, como os da equipe Di-Red, e outros amadores da cidade. Um bom filme para quem curte o mundo do skate, e para todos que admiram uma bela mensagem.

Divirtam-se!

Fonte:www.triboskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário