segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O I Aquax EcoSkate promoveu nesta última quarta, 11 de novembro, um grande encontro entre atletas e simpatizantes dos esportes radicais, na Praça do Ferreira.

O evento foi organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em parceria com a Federação Estadual de Skate (Fesk) e a empresa de confecção esportiva Aquax.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, a iniciativa tem o objetivo de democratizar e dar mais visibilidade às modalidades radicais na Capital.

Pela manhã, jovens participaram de oficinas de iniciação à prática de skate. Já no período da tarde, começaram as eliminatórias do campeonato, disputado nas categorias iniciante, mirim, feminino e amador 1 e 2.

Em meio às dezenas de atletas, o pequeno Wesley Morais, de apenas nove anos, foi um dos destaques do evento. Entre uma manobra e outra, o jovem, que anda de skate há seis meses, disse estar cursando a 2ª série, enquanto batalha pelo sonho de se tornar um atleta profissional.
Outra exceção entre os atletas era a jovem Joyce Cristina, 17 anos, a única mulher participando do Aquax EcoSkate. Para ela, apesar das mulheres serem minoria no universo dos esportes radicais, os demais praticantes aprovam a presença feminina nas pistas. “Estou sempre rodeada de garotos enquanto pratico skate. Todos me respeitam e me incentivam a continuar treinando”.

Para a jovem, o skate significa é mais que uma prática esportiva: “andar de skate faz parte da minha vida e me ajuda muito a enfrentar novos desafios para evoluir como atleta e como pessoa”, disse.

A grande presença de atletas e curiosos acompanhando as baterias da competição revela a importância que as modalidades radicais têm adquirido. De acordo com Charles Reginaldo, presidente Fesk, de cada 100 domicílios no Estado, seis possuem um praticante de skate.

Para quem pensa que os skatistas são todos iguais, Charles esclareceu que existem três tipos básicos de praticante do esporte: o atleta de alto rendimento, que participa de competições oficiais; o praticante, que iniciou a prática esportiva regular, mas que ainda não compete, e o simpatizante, que anda de skate apenas por lazer.

E por falar em lazer, as pessoas que passaram pela Praça do Ferreira durante a realização do campeonato participaram também das atividades promovidas pelo Projeto Salão de Tabuleiro, da Secel, que leva a prática das modalidades de mesa e tabuleiro para mais perto da população. Trabalhadores e estudantes trocaram a correria cotidiana pela prática de diversos jogos, como dominó, sinuca, xadrez, ping pong, dama e totó.

A estudante Kryssia Catunda aproveitou o período após a aula e elogiou a iniciativa: “acho válido que a Prefeitura oferte opções de lazer e diversão para todos, ainda mais na Praça do Ferreira, que é um dos pontos mais importantes e movimentados do Centro”. Outra iniciativa que chamou a atenção do público foi promovida pela Madeireira Rio Branco, responsável pela construção da pista de skate, feita a partir de madeira reciclada. Durante os dois dias de evento, a empresa irá doar mudas de plantas.

Nesta quinta-feira, a competição vai pegar fogo, com a disputa das finais dos campeonatos de skate, patins inline e bike.

Mais fotos no link: ESPORTE FORTALEZA

Texto: David Aragon

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário