terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os Dez Desafios do Atleta

Primeiro:
Vencer a si mesmo, a cada novo dia, buscando ativar as forças internas, compreendendo que a diferença entre vencedores e derrotados está na própria mente.

Segundo:
Vencer, ainda, a maior das batalhas interiores, a com o próprio ego, não se deixando dominar pelo orgulho, afastando a vaidade, cultivando a humildade, nunca sendo prepotente, jamais menosprezando os vencidos.

Terceiro:
Vencer, ainda mais, suas fraquezas e imperfeições, reconhecendo seus defeitos e dificuldades, superando-os com fé, persistência e disposição, aceitando as críticas destrutivas como obstáculos a serem transpostos.

Quarto:
Vencer, também, suas vontades e desejos, desviando-se dos atrativos mundanos e prazeres noturnos, que distanciam do ponto de equilíbrio tão necessário durante as competições.

Quinto:
Vencer, com mais garra e afinco, os problemas da vida cotidiana, que procuram arrefecer o ânimo daqueles que querem progredir, desenvolver-se, crescer, conquistar.

Sexto:
Vencer, com todas as energias físicas, mentais e espirituais, limitações, desconforto, preguiça, desânimo, tentando, incansavelmente, exceder os próprios índices e qualidades.

Sétimo:
Vencer, principalmente, a profunda solidão daqueles que procuram isolar-se na liderança, que anseiam por alcançar novas marcas, que precisam concentrar-se na grande conquista, ultrapassando triunfantes as próprias deficiências.

Oitavo:
Vencer, decididamente, o egoísmo, que dificulta a integração em qualquer equipe, aprendendo a valorizar o companheiro, ajudando-o em todos os momentos, empenhando-se solidário pelo conjunto, elogiando os esforços de cada um.

Nono:
Vencer, constante e firmemente, com destemor e confiança, os preconceitos de cor, origem, raça, religião e classe social, apoiando os mais fracos, estimulando os desiludidos, os cansados e os desmotivados, enaltecendo os princípios éticos, morais e espirituais.

Décimo:
Vencer, sempre, mesmo diante da derrota, sentindo-se glorificado por ter tentado, não ter fugido da disputa na arena da vida, respeitando o valor dos adversários, sabendo que o seu lugar no pódio está garantido porque venceu primeiro a maior das olimpíadas: a si mesmo.

Por: Marcos Garzon
E-mail: marcosgarzon@mgarzon.com.br

Foto: Fernando Arata
Skater: Caio Bollmann
Mais: Erick Bollmann (foto) e Uriel Punk (video)

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário