sexta-feira, 9 de julho de 2010

Skate Park de Alverca que foi sucesso em 2007 está ao abandono

Em 2007 as aulas de skate faziam parte do currículo da Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos do Bom Sucesso, em Alverca, mas o espaço que foi um sucesso em 2007 – apresentado como um projecto pioneiro pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – está agora ao abandono.



O skate park de Alverca do Ribatejo, instalado na Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos do Bom Sucesso – que foi apresentado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira como um projecto pioneiro em 2007 - está degradado e encerrado há vários meses.

O município, responsável pelo parque, foi um dos primeiros a nível nacional a proporcionar aos jovens aulas de skate no desporto escolar. Em vez de ginástica ou basquetebol. A modalidade chegou a estar integrada no currículo da escola. Os monitores do Radical Skate Club foram professores radicais. A autarquia estabeleceu um protocolo com o clube que semanalmente ensinava aos alunos os truques da modalidade. O espaço chegou a ser frequentado por 30 crianças e jovens por dia.

O espaço, mesmo ao lado do ginásio, está hoje ao abandono. Actualmente os passeios que dão acesso à estrutura estão destruídos e os próprios equipamentos apresentam sinais de degradação. A vegetação já invadiu parte do espaço que apresenta também o piso irregular e com fendas.

O presidente da Junta de Freguesia de Alverca, Afonso Costa, foi parco em palavras a O MIRANTE para explicar a situação e remeteu responsabilidades para a câmara municipal. “Já por várias vezes os alertei para o estado de degradação do espaço”, afirmou.

O nosso jornal entrou em contacto com a câmara municipal para obter mais esclarecimentos sobre esta matéria mas nenhuma resposta nos foi enviada até à data de fecho desta edição. Em Março de 2007 os planos da autarquia passavam por alargar a oferta da prática da modalidade à cidade de Vila Franca de Xira, como confirmou na altura a vereadora da educação, Conceição Santos. A vereadora considerava então que o parque cumpria também uma função social.

Conceição Santos referia ainda que este era um espaço aberto à comunidade. Actualmente muitos jovens lamentam o facto do recinto estar fechado e de a escola nunca o abrir mesmo quando há quem pretenda utilizá-lo. Nem para realizar a reportagem os jornalistas foram autorizados a entrar. A direcção da escola foi questionada sobre esta matéria, mas não deu qualquer explicação até ao fecho de edição.

As pessoas do Bom Sucesso e de Arcena não existem para os políticos. Não querem saber de nós. Já tentámos falar com o presidente da junta várias vezes mas nunca obtivemos respostas”, critica Fernando Lima, skater de Alverca.

Para outro skater, Bruno Filipe, é mau sinal que o parque esteja fechado. “Os funcionários da escola nunca deixam visitar o espaço nem andar por lá com os skates. Se abrissem o espaço às pessoas os próprios jovens teriam o cuidado de o recuperar e decorar”, critica. Bruno Filipe foi um dos jovens que chegou a aprender a andar de skate naquele espaço há alguns anos. “O que muitas vezes fazemos é andar de skate pelas ruas e em algumas praças da cidade, aproveitando os lancis dos passeios e os bancos”, confessa Mauro Almeida, jovem de Alverca.

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário