domingo, 28 de março de 2010

Exposição Low Photo

Depois de passar por Atlântida, como parte do festival M/E/C/A/Land, chega à Porto Alegre, na galeria Fita Tape, a exposição coletiva Low Photo que mostra uma seleção de fotografias feitas com câmeras descartáveis por quatro jovens fotógrafos gaúchos ligados a universos como design gráfico, skate, arte contemporânea, graffiti e música independente.



A exposição Low Photo convida fotógrafos não-profissionais, mas que fazem fotos autorais e artisticamente relevantes, para fotografar usando câmeras descartáveis. A experiência busca apresentar imagens capturadas de maneira casual, com a estética particular proporcionada por essas caixinhas de plástico recheadas de filme, onde a única regulagem é a opção de ligar ou não o flash.

A fotografia lo-tech (low technology/baixa tecnologia) é uma tendência mundial que resgata a estética e a surpresa de fotografar com filme, o prazer da foto amadora e o conceito mais básico da fotografia: capturar um instante. Na base desse movimento estão fotógrafos que utilizam câmeras de plástico da marca russa Lomo, cultuam os contrastes de filmes com prazo de validade vencido. câmeras descartáveis e as mais variadas experimentações.

Com curadoria do NOZ.ART, escritório criativo de Lucas Pexão e Ana Ferraz, a mostra apresenta fotografias de Lu Malmaceda, Giovanni Mad, Vinicius Cunha e Jamaica Santarém. Os nomes selecionados, todos jovens gaúchos, têm em comum a criatividade e a relação amadora com a fotografia. São amadores porque não fotografam para obter retorno financeiro, e sim pelo prazer de registrar suas visões e compartilhá-las com outras pessoas, principalmente pela internet.

Participantes:



Lu Malmaceda tem 21 anos e estuda no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Seus interesses também estão no cinema, lomografia e literatura. A relação de Lu com a fotografia aparece em vários projetos pessoais do curso de artes visuais, incluindo fotografia digital, analógica, p&b e principalmente com câmeras Lomo.



Giovanni Mad tem 31 anos é ex skatista profissional, “ofício” que acabou largando em função de uma contusão. Graças ao skate, se envolveu com arte, trabalhando em uma galeria e fazendo fanzines, stencils e serigrafia. Sua relação com fotografia também vem do skate, pela visão particular da cidade, mas ficou conhecido por seus registros do caos das festas alternativas de Porto Alegre.

Vinícius Cunha, ou Prego como é chamado, tem 24 anos e é de Novo Hamburgo. Trabalha em Porto Alegre, como diretor de arte na agência de publicidade W3HAUS. “A fotografia é uma parceira insistente que me obriga a sair de casa.”, define. Além da fotografia, cinema e música são seus outros interesses.



Jamaica Santarém tem 24 anos e é uma artista urbana, apaixonada pela vida, por pintar e incentivar a arte. Suas pinturas, geralmente imagens femininas, figuram nos muros de Porto Alegre e de outras cidades. O envolvimento com fotografia veio da escola Câmera Viajante, onde fez um curso de fotografia analógica em 2005, e onde atualmente trabalha como produtora cultural.

A exposição ainda conta com um letreiro reciclado, criado pelo grafiteiro Eduardo Guspe. Ele escreveu “Low Photo” sem tinta, reconfigurando e colando as câmeras descartáveis utilizadas pelos fotógrafos, ou seja, transformando suas partes em letras. Guspe é um dos fundadores do coletivo de artistas Urbanóide e está sempre pesquisando e experimentando as possibilidades da caligrafia nos muros da cidade.

Exposição Low Photo
Vernissage dia 30/03, às 19h00
Visitação de 31/03 à 09/05
De terça à sabado, das 14h00 às 19h00
A galeria Fita Tape fica no Complexo Master
Praça Garibaldi 46 Porto Alegre

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário